Doria 'infla' pacote de desestatização com serviços já sob gestão privada


Lista com 55 itens apresentada a vereadores da base aliada inclui concessões em vigência; varrição, coleta de lixo, abrigos de ônibus e relógios são exemplo

Por Adriana Ferraz
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) Foto: Tiago Queiroz/Estadão

SÃO PAULO - Para fechar a prometida lista de 55 ativos municipais a serem concedidos, privatizados ou negociados via Parcerias Público-Privadas (PPPs), permissões, comodatos, permutas ou mesmo arrendamento, o prefeito João Doria (PSDB) incluiu serviços que já estão sob gestão privada na capital. E não são poucos exemplos: varrição de ruas, coleta e reciclagem de lixo, abrigos de ônibus, relógios públicos, transporte escolar e de passageiros com deficiência, compartilhamento de bicicletas e até equipamentos municipais, como creches e hospitais geridos por entidades sociais, via convênio.

Segundo o secretário de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit, a Prefeitura estuda modificar os atuais modelos em vigência, o que justifica a inclusão deles na lista. O serviço de varrição e limpeza urbana, por exemplo, que hoje é realizado por duas concessionárias, pode virar uma PPP, de acordo com o material apresentado por Poit e pelo prefeito Doria a vereadores da base aliada na sede da Prefeitura nesta terça-feira, 28 - só metade dos 44 parlamentares esperados compareceu.

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Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Os convênios firmados com entidades sociais para manutenção de creches também devem ser alterados. Tanto o prefeito como o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, já declaram a intenção de transformar essas parceiras em organizações sociais (OS) e firmar com elas contratos de gestão, considerados mais adequados para o controle dos serviços prestados. Esses contratos são os utilizados pela área médica, como quando um hospital ou unidade básica tem sua administração terceirizada.

Hospitais, aliás, também figuram na lista que será transformada em um anexo do projeto de lei a ser apresentado à Câmara Municipal nas próximas semanas para a criação do Plano Municipal de Desestatização. Mas, apesar do informado no material produzido pela Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, afirma que eles não serão objeto de uma PPP. O que se pretende fazer, segundo ele, é continuar a política atual de contratar uma OS para gerir as unidades em funcionamento e com obras iniciadas - Parelheiros, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte.

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Relógios públicos e abrigos de ônibus, classificados como mobiliário urbano, foram concedidos à iniciativa privada durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), em 2011. Doria quer ampliar esse leque, com a instalação de novos modelos de mobiliário, como banheiros públicos, fixos e móveis, e quiosques de flores. Os equipamentos serão viabilizados via exploração publicitária, após a realização de uma nova concessão. Não está claro, no entanto, o que a gestão Doria pretende modificar nos contratos antigos, que continuam válidos.

Já a proposta para os novos modelos de transporte escolar e de transporte de pessoas com deficiência é transformar os motoristas que prestam esses serviços em taxistas ou funcionários de aplicativos, como Uber, usando carros comuns, de placa cinza. Eles poderiam, dessa forma, atender aos dois públicos.

Novidades. Entres os 55 ativos, há muitas novidades, como a intenção de terceirizar serviços de guincho, recapeamento de rua, drenagem urbana, reforma de calçadas, sinalização viária, bibliotecas, teatros, museus e um sistema de compartilhamento de carros elétricos (que nem existe na cidade), além do Ginásio do Ibirapuera (em parceria com o governo estadual, que gere o equipamento), do Arquivo Público Municipal e da nova Zona Azul.

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Ao todo, Doria sinaliza que pretende oferecer, via PPP, um total de 11 dos 55 itens - 20%. Para isso, a intenção é adaptar os projetos à Lei 14.517/2007, que já prevê esse tipo de negócio na capital, a fim de evitar o desgate de ter de aprovar diversas legislações específicas na Câmara Municipal.

A gestão Doria também pretende se utilizar de outras normas já aprovadas pelos vereadores para acelerar o plano, como as que permitem a concessão de terminais e de garagens de ônibus, a que libera a permissão do baixo dos viadutos a parceiros privados ou mesmo a que possibilita a cessão de um território inteiro a particulares, caso da região da Cracolândia, no centro.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) Foto: Tiago Queiroz/Estadão

SÃO PAULO - Para fechar a prometida lista de 55 ativos municipais a serem concedidos, privatizados ou negociados via Parcerias Público-Privadas (PPPs), permissões, comodatos, permutas ou mesmo arrendamento, o prefeito João Doria (PSDB) incluiu serviços que já estão sob gestão privada na capital. E não são poucos exemplos: varrição de ruas, coleta e reciclagem de lixo, abrigos de ônibus, relógios públicos, transporte escolar e de passageiros com deficiência, compartilhamento de bicicletas e até equipamentos municipais, como creches e hospitais geridos por entidades sociais, via convênio.

Segundo o secretário de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit, a Prefeitura estuda modificar os atuais modelos em vigência, o que justifica a inclusão deles na lista. O serviço de varrição e limpeza urbana, por exemplo, que hoje é realizado por duas concessionárias, pode virar uma PPP, de acordo com o material apresentado por Poit e pelo prefeito Doria a vereadores da base aliada na sede da Prefeitura nesta terça-feira, 28 - só metade dos 44 parlamentares esperados compareceu.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Os convênios firmados com entidades sociais para manutenção de creches também devem ser alterados. Tanto o prefeito como o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, já declaram a intenção de transformar essas parceiras em organizações sociais (OS) e firmar com elas contratos de gestão, considerados mais adequados para o controle dos serviços prestados. Esses contratos são os utilizados pela área médica, como quando um hospital ou unidade básica tem sua administração terceirizada.

Hospitais, aliás, também figuram na lista que será transformada em um anexo do projeto de lei a ser apresentado à Câmara Municipal nas próximas semanas para a criação do Plano Municipal de Desestatização. Mas, apesar do informado no material produzido pela Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, afirma que eles não serão objeto de uma PPP. O que se pretende fazer, segundo ele, é continuar a política atual de contratar uma OS para gerir as unidades em funcionamento e com obras iniciadas - Parelheiros, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte.

Relógios públicos e abrigos de ônibus, classificados como mobiliário urbano, foram concedidos à iniciativa privada durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), em 2011. Doria quer ampliar esse leque, com a instalação de novos modelos de mobiliário, como banheiros públicos, fixos e móveis, e quiosques de flores. Os equipamentos serão viabilizados via exploração publicitária, após a realização de uma nova concessão. Não está claro, no entanto, o que a gestão Doria pretende modificar nos contratos antigos, que continuam válidos.

Já a proposta para os novos modelos de transporte escolar e de transporte de pessoas com deficiência é transformar os motoristas que prestam esses serviços em taxistas ou funcionários de aplicativos, como Uber, usando carros comuns, de placa cinza. Eles poderiam, dessa forma, atender aos dois públicos.

Novidades. Entres os 55 ativos, há muitas novidades, como a intenção de terceirizar serviços de guincho, recapeamento de rua, drenagem urbana, reforma de calçadas, sinalização viária, bibliotecas, teatros, museus e um sistema de compartilhamento de carros elétricos (que nem existe na cidade), além do Ginásio do Ibirapuera (em parceria com o governo estadual, que gere o equipamento), do Arquivo Público Municipal e da nova Zona Azul.

Ao todo, Doria sinaliza que pretende oferecer, via PPP, um total de 11 dos 55 itens - 20%. Para isso, a intenção é adaptar os projetos à Lei 14.517/2007, que já prevê esse tipo de negócio na capital, a fim de evitar o desgate de ter de aprovar diversas legislações específicas na Câmara Municipal.

A gestão Doria também pretende se utilizar de outras normas já aprovadas pelos vereadores para acelerar o plano, como as que permitem a concessão de terminais e de garagens de ônibus, a que libera a permissão do baixo dos viadutos a parceiros privados ou mesmo a que possibilita a cessão de um território inteiro a particulares, caso da região da Cracolândia, no centro.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) Foto: Tiago Queiroz/Estadão

SÃO PAULO - Para fechar a prometida lista de 55 ativos municipais a serem concedidos, privatizados ou negociados via Parcerias Público-Privadas (PPPs), permissões, comodatos, permutas ou mesmo arrendamento, o prefeito João Doria (PSDB) incluiu serviços que já estão sob gestão privada na capital. E não são poucos exemplos: varrição de ruas, coleta e reciclagem de lixo, abrigos de ônibus, relógios públicos, transporte escolar e de passageiros com deficiência, compartilhamento de bicicletas e até equipamentos municipais, como creches e hospitais geridos por entidades sociais, via convênio.

Segundo o secretário de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit, a Prefeitura estuda modificar os atuais modelos em vigência, o que justifica a inclusão deles na lista. O serviço de varrição e limpeza urbana, por exemplo, que hoje é realizado por duas concessionárias, pode virar uma PPP, de acordo com o material apresentado por Poit e pelo prefeito Doria a vereadores da base aliada na sede da Prefeitura nesta terça-feira, 28 - só metade dos 44 parlamentares esperados compareceu.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

1 | 56

1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
2 | 56

6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
3 | 56

7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
4 | 56

8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
5 | 56

9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
6 | 56

12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
7 | 56

13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
8 | 56

14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
9 | 56

15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
10 | 56

16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
11 | 56

20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
12 | 56

21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
13 | 56

22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
14 | 56

23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
15 | 56

24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
16 | 56

25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
17 | 56

26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
18 | 56

27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
19 | 56

31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
20 | 56

33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
21 | 56

34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
22 | 56

35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
23 | 56

37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
24 | 56

39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
25 | 56

40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
26 | 56

42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
27 | 56

49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
28 | 56

50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
29 | 56

52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
30 | 56

53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
31 | 56

55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
32 | 56

Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
33 | 56

2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
34 | 56

3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
35 | 56

4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
36 | 56

5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
37 | 56

10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
38 | 56

11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
39 | 56

17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
40 | 56

18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
41 | 56

19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
42 | 56

28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
43 | 56

29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
44 | 56

30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
45 | 56

32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
46 | 56

36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
47 | 56

38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
48 | 56

41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
49 | 56

43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
50 | 56

44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
51 | 56

45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
52 | 56

46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
53 | 56

47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
54 | 56

48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
55 | 56

51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
56 | 56

54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Os convênios firmados com entidades sociais para manutenção de creches também devem ser alterados. Tanto o prefeito como o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, já declaram a intenção de transformar essas parceiras em organizações sociais (OS) e firmar com elas contratos de gestão, considerados mais adequados para o controle dos serviços prestados. Esses contratos são os utilizados pela área médica, como quando um hospital ou unidade básica tem sua administração terceirizada.

Hospitais, aliás, também figuram na lista que será transformada em um anexo do projeto de lei a ser apresentado à Câmara Municipal nas próximas semanas para a criação do Plano Municipal de Desestatização. Mas, apesar do informado no material produzido pela Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, afirma que eles não serão objeto de uma PPP. O que se pretende fazer, segundo ele, é continuar a política atual de contratar uma OS para gerir as unidades em funcionamento e com obras iniciadas - Parelheiros, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte.

Relógios públicos e abrigos de ônibus, classificados como mobiliário urbano, foram concedidos à iniciativa privada durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), em 2011. Doria quer ampliar esse leque, com a instalação de novos modelos de mobiliário, como banheiros públicos, fixos e móveis, e quiosques de flores. Os equipamentos serão viabilizados via exploração publicitária, após a realização de uma nova concessão. Não está claro, no entanto, o que a gestão Doria pretende modificar nos contratos antigos, que continuam válidos.

Já a proposta para os novos modelos de transporte escolar e de transporte de pessoas com deficiência é transformar os motoristas que prestam esses serviços em taxistas ou funcionários de aplicativos, como Uber, usando carros comuns, de placa cinza. Eles poderiam, dessa forma, atender aos dois públicos.

Novidades. Entres os 55 ativos, há muitas novidades, como a intenção de terceirizar serviços de guincho, recapeamento de rua, drenagem urbana, reforma de calçadas, sinalização viária, bibliotecas, teatros, museus e um sistema de compartilhamento de carros elétricos (que nem existe na cidade), além do Ginásio do Ibirapuera (em parceria com o governo estadual, que gere o equipamento), do Arquivo Público Municipal e da nova Zona Azul.

Ao todo, Doria sinaliza que pretende oferecer, via PPP, um total de 11 dos 55 itens - 20%. Para isso, a intenção é adaptar os projetos à Lei 14.517/2007, que já prevê esse tipo de negócio na capital, a fim de evitar o desgate de ter de aprovar diversas legislações específicas na Câmara Municipal.

A gestão Doria também pretende se utilizar de outras normas já aprovadas pelos vereadores para acelerar o plano, como as que permitem a concessão de terminais e de garagens de ônibus, a que libera a permissão do baixo dos viadutos a parceiros privados ou mesmo a que possibilita a cessão de um território inteiro a particulares, caso da região da Cracolândia, no centro.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) Foto: Tiago Queiroz/Estadão

SÃO PAULO - Para fechar a prometida lista de 55 ativos municipais a serem concedidos, privatizados ou negociados via Parcerias Público-Privadas (PPPs), permissões, comodatos, permutas ou mesmo arrendamento, o prefeito João Doria (PSDB) incluiu serviços que já estão sob gestão privada na capital. E não são poucos exemplos: varrição de ruas, coleta e reciclagem de lixo, abrigos de ônibus, relógios públicos, transporte escolar e de passageiros com deficiência, compartilhamento de bicicletas e até equipamentos municipais, como creches e hospitais geridos por entidades sociais, via convênio.

Segundo o secretário de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit, a Prefeitura estuda modificar os atuais modelos em vigência, o que justifica a inclusão deles na lista. O serviço de varrição e limpeza urbana, por exemplo, que hoje é realizado por duas concessionárias, pode virar uma PPP, de acordo com o material apresentado por Poit e pelo prefeito Doria a vereadores da base aliada na sede da Prefeitura nesta terça-feira, 28 - só metade dos 44 parlamentares esperados compareceu.

Veja a lista de espaços e serviços que Doria quer 'vender' em SP

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1. Gestão de resíduos sólidos, coleta e centrais de reciclagem

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
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6. Sistema de compartilhamento de carros elétricos

Foto: Shutterstock
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7. Acesso à internet por meio de um sistema de Wi-Fi em espaços públicos

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
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8. Serviço de transporte escolar

Foto: Clayton de Souza/Estadão
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9. Serviço de transporte para pessoas com deficiência

Foto: Fábio Arantes/Secom/Prefeitura de São Paulo
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12. Sistema municipal de compartilhamento de bicicletas

Foto: Filipe Araújo/Estadão
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13. Serviço de iluminação pública

Foto: Sebastião Moreira/Estadão
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14. Pátio e serviço municipal de guincho

Foto: Robson Fernandjes/Estadão
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15. Equipamentos e serviços de educação infantil

Foto: Wilton Júnior/Estadão
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16. Serviços hospitalares e de atendimento da rede de saúde

Foto: Edson Hatakeyama/Secretaria Municipal de Saúde
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20. Arquivo público municipal de São Paulo

Foto: Fábio Cintra/Arquivo Público Municipal de São Paulo
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21. Sedes administrativas das prefeituras regionais

Foto: Prefeitura de São Paulo
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22. Bilhetagem do sistema de transporte municipal

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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23. Exploração de edifício público para serviço de conectividade

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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24. Projeto Nova Luz

Foto: José Patrício/Estadão
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25. Habitação de interesse social

Foto: Secom/Prefeitura de São Paulo
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26. Requalificação do Vale do Anhangabaú

Foto: Werther Santana/Estadão
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27. Terrenos com cessão de uso

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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31. Imóveis de herança vacante

Foto: Rubens Kato
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33. Hospitais municipais

Foto: Rafael Arbex/Estadão
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34. Imóveis passíveis de IPTU progressivo e desapropriação

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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35. Prédios públicos

Foto: Zenaide Bernardes/Prefeitura de São Paulo
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37. Terrenos na Rua Sumidouro (Pinheiros)

Foto: Google Street View/Reprodução
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39. Complexo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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40. Enterramento da fiação

Foto: Jonne Roriz/Estadão
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42. Manutenção e requalificação de vias

Foto: Marcel Naves/Estadão
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49. Gestão e revitalização darede semafórica

Foto: Werther Santana/Estadão
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50. Exploração de baixos de viadutos

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
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52. Relógios em espaços públicos

Foto: Clayton de Souza/Estadão
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53. Totens em espaços públicos

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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55. Sinalização viária

Foto: Werther Santana/Estadão
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Pacote de Doria

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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2. Serviço de varrição e limpeza urbana

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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3. Cemitérios

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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4. Crematórios

Foto: Paulo Pinto/Estadão
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5. Serviços funerários

Foto: Ayrton Vignola/Estadão
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10. Equipamentos e serviços culturais

Foto: Gabriela Biló/Estadão
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11. Sistema municipal de transporte hidroviário

Foto: Thiago Bernardes/Frame/São Paulo Boat Show
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17. Mercados municipais

Foto: Nilton Fukuda/Estadão
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18. Parques, praças e planetários municipais

Foto: Hélvio Romero/Estadão
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19. Sistema de Estacionamento Pago Rotativo

Foto: Márcio Fernandes/Estadão
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28. Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos)

Foto: JF Diorio/Estadão
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29. Complexo Desportivo do Pacaembu

Foto: JF Diorio/Estadão
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30. Áreas e equipamentos do Complexo Desportivo Canindé

Foto: Prefeitura de São Paulo
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32. Complexo do Anhembi

Foto: JF Diorio/Estadão
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36. Imóveis na região central

Foto: Vivi Zanatta/Estadão
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38. Gleba Santa Etelvina III-B

Foto: Google Street View
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41. Sistema de drenagem urbana

Foto: José Patrício/Estadão
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43. Manutenção e requalificação de passarelas, pontes e viadutos

Foto: Werther Santana/Estadão
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44. Terminais de ônibus

Foto: Sérgio Castro/Estadão
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45. Infraestrutura cicloviária

Foto: Felipe Rau/Estadão
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46. Requalificação e manutenção de passeios públicos e calçadas

Foto: Marcel Naves/Estadão
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47. Corredores de ônibus

Foto: Werther Santana/Estadão
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48. Garagens públicas municipais

Foto: Fernando Brisolla/Estadão
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51. Abrigos de ônibus

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
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54. Bancos, lixeiras e outros mobiliários urbanos

Foto: Sérgio Castro/Estadão

Os convênios firmados com entidades sociais para manutenção de creches também devem ser alterados. Tanto o prefeito como o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, já declaram a intenção de transformar essas parceiras em organizações sociais (OS) e firmar com elas contratos de gestão, considerados mais adequados para o controle dos serviços prestados. Esses contratos são os utilizados pela área médica, como quando um hospital ou unidade básica tem sua administração terceirizada.

Hospitais, aliás, também figuram na lista que será transformada em um anexo do projeto de lei a ser apresentado à Câmara Municipal nas próximas semanas para a criação do Plano Municipal de Desestatização. Mas, apesar do informado no material produzido pela Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, afirma que eles não serão objeto de uma PPP. O que se pretende fazer, segundo ele, é continuar a política atual de contratar uma OS para gerir as unidades em funcionamento e com obras iniciadas - Parelheiros, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte.

Relógios públicos e abrigos de ônibus, classificados como mobiliário urbano, foram concedidos à iniciativa privada durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), em 2011. Doria quer ampliar esse leque, com a instalação de novos modelos de mobiliário, como banheiros públicos, fixos e móveis, e quiosques de flores. Os equipamentos serão viabilizados via exploração publicitária, após a realização de uma nova concessão. Não está claro, no entanto, o que a gestão Doria pretende modificar nos contratos antigos, que continuam válidos.

Já a proposta para os novos modelos de transporte escolar e de transporte de pessoas com deficiência é transformar os motoristas que prestam esses serviços em taxistas ou funcionários de aplicativos, como Uber, usando carros comuns, de placa cinza. Eles poderiam, dessa forma, atender aos dois públicos.

Novidades. Entres os 55 ativos, há muitas novidades, como a intenção de terceirizar serviços de guincho, recapeamento de rua, drenagem urbana, reforma de calçadas, sinalização viária, bibliotecas, teatros, museus e um sistema de compartilhamento de carros elétricos (que nem existe na cidade), além do Ginásio do Ibirapuera (em parceria com o governo estadual, que gere o equipamento), do Arquivo Público Municipal e da nova Zona Azul.

Ao todo, Doria sinaliza que pretende oferecer, via PPP, um total de 11 dos 55 itens - 20%. Para isso, a intenção é adaptar os projetos à Lei 14.517/2007, que já prevê esse tipo de negócio na capital, a fim de evitar o desgate de ter de aprovar diversas legislações específicas na Câmara Municipal.

A gestão Doria também pretende se utilizar de outras normas já aprovadas pelos vereadores para acelerar o plano, como as que permitem a concessão de terminais e de garagens de ônibus, a que libera a permissão do baixo dos viadutos a parceiros privados ou mesmo a que possibilita a cessão de um território inteiro a particulares, caso da região da Cracolândia, no centro.

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