PUBLICIDADE

Brasil retrocede em ranking do IDH nos últimos cinco anos

De acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, País perdeu quatro posições desde 2008

Foto do author Leonencio Nossa
Por Ligia Formenti e Leonencio Nossa
Atualização:

BRASÍLIA - O Brasil retrocedeu na sua posição do ranking preparado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) nos últimos cinco anos. De acordo com análise feita pelo relatório, divulgado nesta quinta-feira, 24, o País perdeu quatro posições quando comparado com 2008. 

PUBLICIDADE

Dentre os países do BRICS, Brasil é o único que apresenta a queda. No mesmo período, a África do Sul subiu duas posições; Índia avançou uma, a Rússia manteve a colocação. Do grupo, a China foi a que mais cresceu, de acordo com o relatório: 10 posições. 

"Não mergulhamos para saber o que fez o Brasil ter um desempenho pior dentro dos países do BRICs", reconheceu a coordenadora do Atlas do Desenvolvimento Humano Brasileiro, Andrea Bolzon. Coincidência ou não, a partir de 2008 o Brasil só teve um crescimento melhor do que o apresentado pela Rússia no grupo dos Brics. 

Entre os países de desenvolvimento humano alto, mesmo grupo do Brasil, 19 avançaram na classificação do PNUD entre 2008-2013. O melhor desempenho foi alcançado pela Turquia, que, durante esse período, avançou 16 pontos. O Peru também teve melhora na colocação, subindo 8 pontos. A maior queda no período foi registrada por Seychelles, que perdeu 12 pontos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.