PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

EUA: os protestos em universidades e sua influência na corrida eleitoral

Por Gustavo Lopes Alves
Atualização:

Protestos entre grupos pró-Palestina e pró-Israel na Universidade de Columbia, em Nova York, e na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, resultaram em brigas e tiveram de ser apartados pela polícia entre a terça-feira 30 e esta quarta-feira, 1.º. Prisões foram realizadas e os espaços foram liberados pelas autoridades.

PUBLICIDADE

Os episódios ocorrem em meio a uma onda de manifestações e acampamentos que se espalharam por dezenas de campi nos EUA ao longo desta semana. Os manifestantes protestam contra a ocupação na Palestina, após o início da ofensiva israelense como represália pelo ataque do grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro. Em resposta, manifestantes a favor de Israel foram aos campi demonstrar apoio, o que levou a conflitos entre os dois grupos.

A polícia tem sido chamada pelas universidades para conter episódios de violência e manter a circulação do espaço. Ao mesmo tempo, enfrentam o dilema de manter a liberdade de expressão dos estudantes.

Segundo contagem do jornal americano The New York Times, mais de mil pessoas foram presas desde 18 de abril, quando foi realizada a primeira prisão na Universidade de Columbia, em Nova York.

O presidente americano Joe Biden também se colocou contra as manifestações pró-Palestina nas universidades. A questão é que estudantes universitários fazem parte do eleitorado do democrata, e as suas falas, assim como a ação policial, podem prejudicar sua campanha.

Publicidade

Afinal, o que explica essa mobilização de estudantes em universidades dos EUA? Qual a influência dos protestos na eleição presidencial americana? No 'Estadão Notícias' de hoje, vamos conversar sobre o assunto com Rafael Ioris, professor de História e Política da Universidade de Denver.

O 'Estadão Notícias' está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel Bomfim

Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Gabriela Forte

Sonorização/Montagem: Moacir Biasi

Publicidade

 

Foto: Jeff Kowalsky/JEFF KOWALSKY

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.