Mercadante arrecada 10 vezes mais, mas não supera Alckmin

Campanhas ao governo de São Paulo e ao Senado declaram maior parte dos gastos com programas de TV

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Por Roberto Almeida
Atualização:

A arrecadação da campanha do candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, cresceu 10 vezes em um mês, de acordo com a segunda parcial de prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral. Saltou de R$ 840 mil em julho para R$ 9 milhões em agosto. Membros da campanha petista comemoraram a evolução na conta de Mercadante. Agora, esperam superar os R$ 11,6 milhões arrecadados na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes de 2006. O valor é necessário para saldar as despesas de campanha empenhadas, especialmente para produção de programas de TV, que sozinha custou R$ 10 mi. Geraldo Alckmin (PSDB), líder nas pesquisas de intenção de voto, manteve a dianteira também nos valores arrecadados para sua campanha. A conta tucana cresceu cinco vezes, passando de R$ 3,6 milhões em julho para R$ 15 milhões em agosto. Segundo as informações prestadas pela campanha de Alckmin, o tucano já gastou tudo o que arrecadou - os R$ 15 milhões já foram empenhados. Somente seu programa de TV custou R$ 6 milhões, e R$ 1,2 milhão foi gasto com material impresso.Os valores apresentados tanto por Mercadante como por Alckmin, no entanto, estão longe do teto de gasto fixado pelas campanhas. Os petistas pretendem gastar até R$ 46 milhões e os tucanos, R$ 58 milhões.Segundo a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada no dia 3 de setembro, Alckmin lidera a corrida estadual e venceria no primeiro turno com 51% das intenções de voto. Mercadante tem 20%. O presidente licenciado da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PSB), apareceu com apenas 2% das intenções de voto na pesquisa, mas apresentou arrecadação polpuda à Justiça Eleitoral - R$ 10 milhões - e já gastou R$ 6,6 milhões.Os dados dos doadores de campanha dos candidatos, no entanto, só serão divulgados oficialmente pela Justiça Eleitoral no dia 2 de novembro, a partir da prestação de contas final.Senado. A candidata do PT ao Senado e líder nas pesquisas, Marta Suplicy, arrecadou mais do que a soma de todos os seus adversários. Segundo os dados apresentados à Justiça Eleitoral, a ex-prefeita de São Paulo obteve R$ 4,6 milhões para promover sua candidatura.Ao todo, Marta utilizou a maior parte do bolo para seu programa de TV: R$ 1,1 milhão. De acordo com a pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, ela tem 36% das intenções de voto.Seu colega de chapa e vice-líder na pesquisa com 26%, o vereador Netinho de Paula (PC do B) declarou arrecadação de R$ 1,1 milhão. Seu principal gasto é descrito como "serviço prestado por terceiros", em que empenhou R$ 820 mil.Orestes Quércia (PMDB), que desistiu ontem da corrida pelo Senado, declarou arrecadação de apenas R$ 144 mil e gasto de R$ 120 mil.

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