Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

"Bolsonaro é um autista, porque autistas não têm sentimentos"

Após repercussão negativa, Luiz Antônio da Silva, o Luizinho do PT, prefeito de Alfenas (MG), publicou vídeo para se explicar sobre a declaração feita por ele em um programa de rádio no dia 23 de janeiro. Governo federal encaminhou caso às autoridades, com base na Lei Brasileira de Inclusão.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Use 26 recursos de acessibilidade digital com a solução da EqualWeb clicando no ícone redondo e flutuante à direita, ouça o texto completo com Audima no player acima, acione a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda ou acompanhe o vídeo no final da matéria produzido pela Helpvox com a interpretação na Língua Brasileira de Sinais.



PUBLICIDADE

Atualizado às 22h56 de 06/02/2021 - Uma declaração do prefeito de Alfenas, no sul de Minas Gerais, Luiz Antônio da Silva (PT), gerou reações da comunidade autista, de pessoas e de instituições que defendem os direitos da população com deficiência.

"Bolsonaro é um psicopata, um autista, porque autistas não têm sentimentos, olham para uma pessoa que está sofrendo e não sentem nada", disse Silva, ao vivo, no dia 23 de janeiro, durante o programa de rádio 'Conversa com o Prefeito', transmitido pela Pinheirinho FM (88,3).

O trecho está compartilhado no YouTube.


Publicidade

 


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), do qual faz parte a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), informou em nota publicada na madrugada deste sábado, 6, que vai encaminhar o caso às autoridades competentes. "Será apurado com todo o rigor da lei que protege as pessoas com deficiência no Brasil", diz a pasta, que cita o artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015).

"Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa. § 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput deste artigo é cometido por intermédio de meios de comunicação social ou de publicação de qualquer natureza: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa", estabelece a LBI.



"Infelizmente, esse tipo de comentário é muito comum. E me preocupa muito porque surge de algumas pessoas que são, em tese, progressistas, que supostamente respeitam minorias e, muitas vezes, são as primeiras a nos estigmatizar em certos contextos", diz o jornalista Tiago Abreu, que é autista e comanda o podcast 'Introvertendo'.

"Falta muito para a sociedade compreender o que é capacitismo e como isso afeta todas as pessoas com deficiência", comenta Tiago.

"É uma declaração recheada de preconceito e desinformação sobre o que são pessoas autistas e suas contribuições à sociedade", destaca a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas.

Publicidade

"Só podemos lamentar uma pessoa em cargo tão importante como o de prefeito fazer tal declaração, que repudiamos. Pessoas autistas vivem em diversos contextos, têm sentimentos sim, sofrem justamente pelo preconceito, por sentir na pele a rejeição", diz a Abraça.

"A frase do prefeito de Alfenas só contribui para a desinformação. Quando alguém chama um político de 'autista', está atacando a dignidade de todas as pessoas autistas, mas não a do político citado", ressalta a associação.


Vídeos produzidos por Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais pela tradutora e intérprete Milena Silva.



Vídeos produzidos por Helpvox com a versão da reportagem na Língua Brasileira de Sinais pela tradutora e intérprete Milena Silva.


Para receber as reportagens do #blogVencerLimites no Whatsapp, mande 'VENCER LIMITES' para +5511976116558 e inclua o número nos seus contatos. Se quiser receber no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.

Publicidade



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.