Foto do(a) blog

Para explicar o mundo ao seu redor

Cinco nebulosas que valem (estas sim!) uma espiadinha

Os leitores devem perdoar o trocadilho bobo, mas são as nebulosas as verdadeiras estrelas do céu. Formadas por gás e poeira que ficam no espaço interestelar, atuam frequentemente como berçários estelares. Não são tão grandes para serem consideradas galáxias, nem tão pequenas para serem consideradas meros sistemas estelares. E, mesmo ocupando uma posição intermediária no ranking de classificação dos objetos astronômicos, conquistam especialistas e leigos.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Abaixo, uma seleção de algumas das mais bonitas nebulosas já fotografadas:

1 - Nebulosa de Órion - NGC 1976 (Imagem maior: Nasa, Esa, M. Robertto - STScI/ESA e The Hubble Space Telescope Orion Treasury Project Team. Imagem menor:Jean-Charles Cuillandre -CFHT-, Hawaiian Starlight-CFHT)

A imagem, obtida com a ajuda do telescópio espacial Hubble e do Observatório Europeu do Sul La Silla, é uma das mais nítidas obtidas até hoje e revela mais de 300 estrelas. A nebulosa se estende por 13 anos-luz e exibe, orgulhosa, uma formação conhecida como Cabeça de Cavalo.

2 - Nebulosa da Águia (Imagem maior: Nasa, Esa, STScI/Aura. Imagem menor: (Crédito: X-ray: NASA/CXC/U.Colorado/Linsky et al.; Optical: NASA/ESA/STScI/ASU/J.Hester & P.Scowen)

A imagem acima foi lançadas pelas agências espaciais no aniversário de 15 anos do telescópio espacial Hubble. A segunda foi obtida recentemente pelo cruzamento de dados obtidos pelo observatório Chandra e o Hubble, sendo que o vermelho, verde e azul representam respectivamente emissões baixa, média e alta de energia raio-x.

Publicidade

3 - Nebulosa de Hélix - NGC 7293 (Crédito: Nasa, Naoa, Esa, M. Meixner (STScI) e T. A. Rector (NRAO)

Esta é uma das mais detalhadas imagens obtidas da nebulosa pela combinação de dados do Hubble e o telescópio de Tucson, no Arizona. Ela mostra uma fina rede de filamentos dentro do anel, formada por resquícios de gases que escaparam da estrela moribunda. O centro está fadado a se transformar em uma estrela anã-branca.

A nebulosa Carina se espalha por mais de 300 anos-luz e está situada a cerca de 7.000 anos-luz da Terra, em constelação homônima. É o lar de inúmeras estrelas massivas e nebulosas menores dinâmicas. O destaque fica por conta de Eta Carinae, a estrela com mais energia na região e uma das mais brilhantes do céu até 1830, visível apenas do Hemisfério Sul.

5 - Nebulosa de Borboleta - NGC 6302 (Crédito: Nasa, Esa e A. Zijistra - UMIST, Manchester, UK)

O que faz dela um dos objetos astronômicos mais fascinantes de nossa galáxia é a sua composição química. De acordo com pesquisadores, seus 'leques' podem conter carbonatos (como o calcite), o que é tido como uma evidência de água líquida no passado.

Publicidade

Gostou? Veja uma seleção maior de nebulosas no vídeo abaixo:

Veja também: 

- Imagem do Wise revela 'arco-íris circular' no universo - Imagem que venceu 'Tesouros escondidos do ESO' é divulgada

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.