PUBLICIDADE

Por onde o helicóptero da Nasa voou em Marte? Agência mostra mapa; veja

Ingenuity, que foi levado ao planeta na missão do rover Perseverance, encerrou seus sobrevoos após uma das pás apresentar avaria

PUBLICIDADE

Foto do author Ramana Rech
Por Ramana Rech
Atualização:

Há três anos, o helicóptero Ingenuity, da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) fez seu primeiro voo partindo do solo de Marte. O equipamento foi projetado para realizar no máximo cinco voos experimentais durante 30 dias, mas surpreendeu ao completar 72.

Ingenuity foi programado para realizar cinco voos, mas completou 72 Foto: Nasa/Divulgação

Essa foi a primeira aeronave a realizar voo motorizado e controlado em outro planeta. Na data em que o primeiro voo de Ingenuity completou três anos, a Nasa publicou um vídeo que mostra mapa das trajetórias realizadas pelo helicóptero.

Ingenuity saiu da atmosfera terrestre no dia 30 de julho acoplado ao rover Perseverance e pousou no solo do planeta vermelho em 18 de fevereiro de 2021. Desde então, completou quase 129 minutos de voos, em que cobriu 17 quilômetros e atingiu alturas de 24 metros.

PUBLICIDADE

Segundo a Nasa, o equipamento, que não chega a pesar dois quilos, pavimentou o caminho para futuras explorações à Marte. Os painéis solares providenciavam bateria suficiente para voos de 90 segundos em Marte por dia.

Em 25 de janeiro deste ano, a Nasa anunciou que a missão de Ingenuity chegou ao fim após o helicóptero perder a habilidade de voar. Imagens enviadas à Terra de 18 de janeiro mostraram que uma ou mais pás do rotor sofreram danos após um pouso.

“Através de missões como a Ingenuity, a Nasa está preparando o caminho para voos futuros no nosso sistema solar e para uma exploração humana mais inteligente e segura até Marte e mais além”, afirmou na época o diretor da Nasa, Bill Nelson.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.