
Castanheiro-do-pará, carvalho e até 12 anos de maturação. É essa a receita da nova aposta do empresário Antônio Abílio Marques Cordeiro, criador de gado em Uberaba, Minas Gerais, que resolveu entrar no mercado de cachaças premium. A Kubera nasceu quase por acaso: era um presente oferecido a clientes e amigos da fazenda Terras de Kubera. “Foi aí que comecei a estudar sobre cachaça”, conta à Coluna o empreendedor.
O primeiro barril virou 200. Produzida artesanalmente em alambiques de cobre, a cachaça combina a passagem por barris de carvalho com tonéis de castanheiro-do-pará. A madeira brasileira dá à bebida notas de castanhas, cacau e macadâmia.
Dessa forma, a edição Extra Premium chega ao mercado em garrafas de 500 ml, acompanhadas de duas taças, por R$ 1 mil cada uma.
Abílio agora pretende levar a Kubera para fora do País e chegar a uma produção de 20 mil a 30 mil garrafas por ano. Também planeja receber visitantes na propriedade, seguindo uma tradição já conhecida entre produtores de uísque de primeira linha: abrir as portas para o consumidor conhecer de perto o processo e o lugar de origem da bebida. Na fazenda, o roteiro deve incluir o gado, a criação de carneiros, os lagos e o espaço gourmet.





