Ken Loach e Alice Rohrwacher fecham a mostra competitiva de Cannes

A atriz brasileira Carol Duarte está no filme de Alice - La Chimera; Jane Fonda será homenageada pelo festival de cinema

PUBLICIDADE

Atualização:

AFP - O diretor britânico Ken Loach, que já venceu duas vezes a Palma de Ouro em Cannes, e a cineasta italiana Alice Rohrwacher encerram nesta sexta-feira, 26, a mostra competitiva do Festival de Cannes.

PUBLICIDADE

A cerimônia de premiação da 76ª edição do festival, marcado pelo retorno das grandes estrelas de Hollywood, acontecerá no sábado.

Loach, 86 anos, não precisa provar mais nada em Cannes e volta a exibir no festival o seu cinema com forte compromisso social.

The Old Oak, que de acordo com o cineasta veterano é seu último filme, é ambientado em uma cidade do norte da Inglaterra afetada por um longo processo de desindustrialização e que recebe um grupo de refugiados sírios.

Ken Loach em Londres, em 2019; ele apresenta seu 'último' filmes em Cannes nesta sexta, 26 Foto: Henry Nicholls/Reuters

O principal ponto de ação é um pub antigo, o coração da pequena localidade.

Loach venceu sua primeira Palma de Ouro em 2006 com Ventos da Liberdade e repetiu o prêmio 10 anos depois, com o filme Eu, Daniel Blake.

O diretor não abre mão de seu cinema militante, de esquerda, independente do período representado, com filmes que vão da Inglaterra contemporânea à guerra de independência da Irlanda.

Publicidade

Italianos em Cannes

Alice Rohrwacher é uma diretora italiana de 41 anos que está na mostra oficial de Cannes pela terceira vez, este ano com La Chimera.

O filme narra a história de um jovem arqueólogo que se envolve com um grupo de ladrões de tumbas na Itália na década de 1980.

A atriz brasileira Carol Duarte, que já foi a Cannes com A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, e foi um dos destaques da novela A Força do Querer, está no elenco de La Chimera.

Rohrwacher recebeu o Grande Prêmio do do festival em 2014 com As Maravilhas. Em 2018 ele venceu o prêmio de roteiro em Cannes por Lazzaro Felice

Alice Rohrwacher em Cannes, em 2018, após premiação por Lazzaro Felice Foto: Regis Duvignau/Reuters

Em 2019 ela foi integrante do júri do festival.

Outros dois cineastas italianos estão na mostra competitiva: Marco Bellocchio, de 83 anos, e Nanni Moretti, de 69, ambos com filmes que examinam o passado do país.

Sexta-feira em Cannes

A sexta-feira em Cannes terá ainda um evento com a atriz americana Jane Fonda, a última personalidade hollywoodiana a desembarcar no festival.

Publicidade

E a mostra Um Certo Olhar anunciará seus vencedores.

Júri de Cannes

A 76ª edição do Festival de Cannes foi uma janela para o cinema mundial durante duas semanas, com cineastas veteranos e vozes novas, incluindo sete diretoras na mostra oficial, um recorde.

Dos 21 aspirantes, 13 retornaram ao evento e cinco já venceram a Palma de Ouro.

O júri, presidido pelo diretor sueco Ruben Ostlund, anunciará no sábado, 27, a lista de vencedores: Palma de Ouro, Grande Prêmio, Prêmio do Júri, melhor direção, melhor roteiro, melhor interpretação masculina, melhor interpretação feminina e melhor curta-metragem. 

Também será revelado o vencedor do Caméra d’Or, que premia o melhor filme de estreia exibido em uma das mostras de Cannes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.