PUBLICIDADE

Paris concede Cidadania de Honra a Oleg Sentsov, cineasta preso na Rússia

Ucraniano condenado a 20 anos por terrorismo recebeu a comenda da prefeita Anne Hidalgo, que faz pressão pela liberdade do diretor em greve de fome há mais de 100 dias

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O cineasta ucraniano Oleg Sentsov, condenado na Rússia a 20 anos por terrorismo, mas considerado prisioneiro de consciência por ativistas de direitos humanos, recebeu a Cidadania de Honra de Paris, concedida pela prefeita da cidade, Anne Hidalgo, que procura fazer pressão para conseguir sua liberdade.

A prefeitura afirmou em comunicado divulgado nesta segunda-feira que com esta decisão procura "mobilizar a capital a favor de sua libertação" e lembrou que Sentsov, detido em um presídio de segurança máxima na Sibéria desde 2014, faz greve de fome em protesto por sua condenação há 134 dias.Cineasta ucraniano completa 100 dias de greve de fome na Rússia  "Sentsov, militante pró-europeu, se opôs à anexação da Crimeia pelas forças especiais russas. Está em greve de fome desde o dia 14 de maio para conseguir sua liberdade e a de outros 70 políticos ucranianos detidos na Rússia", declarou a prefeitura de Paris, que denuncia a situação do cineasta há meses.

Homem protesta contra a prisão de Oleg Sentsov commáscara do cineasta Foto: Martin Divisek/EFE

PUBLICIDADE

A decisão do governo municipal foi aceita por unanimidade pelos diferentes grupos políticos, na presença de diversas personalidades do mundo do cinema que compareceram ao plenário do Conselho de Paris.

"Paris é conhecida por ser a capital dos direitos humanos, encarna a liberdade de expressão e defende a democracia. Oleg Sentsov deve ser libertado", defendeu Anne.

Primeira Trienal de arte contemporânea russa é apresentada no país

O cineasta, de 42 anos, cumpre uma pena de 20 anos de prisão após ser considerado culpado de preparar atentados terroristas na Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014, mas a Ucrânia e o Ocidente o consideram um preso político.

Desde 2001, 22 pessoas receberam a Cidadania de Honra da cidade de Paris.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.