PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

O 1º Festival Literário Pretinhas quer que crianças negras se sintam representadas pela literatura

O evento acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro na Fábrica de Cultura da Cachoeirinha

Foto do author Gilberto Amendola
Por Gilberto Amendola
Atualização:

O 1º Festival Literário Pretinhas acontece nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro na Fábrica de Cultura da Cachoeirinha.

PUBLICIDADE

O evento contará com escritoras negras que residem no estado de São Paulo, oficinas de grafite, de dança, de tranças, de musicalização, teatro e ‘Slam das Pretinhas’ com apresentação de Matriarcak.

Vilma Queiroz, professora aposentada e idealizadora do Festival Literário Pretinhas destaca: “Como mulher negra e professora aposentada desde criança percebi o quanto é difícil encontrar livros infanto-juvenis com personagens negros parecidos com crianças negras reais, por isso, idealizei o Festival Literário Pretinhas, para que as meninas saibam que existem personagens negras como elas, e assim se sintam representadas”.

Vilma Queiroz, organizadora do festival Foto: @vitorcal_fotografia

Para o festival, foram selecionadas, por edital, 20 expositoras para a Feira Literária - sendo 16 escritoras negras e 4 editoras que possuem livros infanto-juvenis de autoras pretas do estado de São Paulo. Um dos objetivos da Feira Literária é incentivar a leitura e também mostrar que é possível que crianças negras se sintam representadas em personagens de livros.

Serviço

  • 1 ° Festival Literário Pretinhas
  • Data: 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado)
  • Horário: das 11 às 18 horas
  • Local: Fábrica de Cultura da Cachoeirinha
  • Rua Franklin do Amaral, 1575 - Vila Nova Cachoeirinha
  • Entrada grátis

Publicidade

A Pretinhas da Brasilândia foi criada por Vilma Queiroz. A entidade, além de organizar a 1º Festival Literário Pretinhas, também trabalha para reforçar o poder, a beleza e o potencial da mulher negra - visando colaborar com a autoestima, força e coragem das mulheres pretas de hoje e de amanhã.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.