Ataque russo a restaurante deixa premiada escritora ucraniana gravemente ferida

Míssil atingiu uma pizzaria no leste da Ucrânia matando doze pessoas. Victoria Amelina estava entre os mais de 60 feridos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A premiada escritora ucraniana e pesquisadora de crimes de guerra, Victoria Amelina, de 37 anos, ficou gravemente ferida em um ataque de míssil russo a uma pizzaria no leste da Ucrânia, na noite da última terça-feira, 27.

PUBLICIDADE

O ataque ao Ria Lounge, um dos restaurantes mais populares de Kramatorsk, matou doze pessoas e feriu, ao menos, mais 60, de acordo com o The Guardian.

O estabelecimento estava cheio de civis quando foi atingido. “Não havia objetos militares que pudessem ser um alvo legal para o ataque naquele dia”, disse o PEN Ucrânia e o grupo Truth Hounds em comunicado.

“O bombardeio do Kramatorsk Ria Lounge é outro crime nesta cadeia e (mais uma) evidência da maneira como os russos travam suas guerras”, continuou a nota.

De acordo com a Rússia, o ataque teve como alvo os militares ucranianos e mercenários estrangeiros: “A análise da destruição e os testemunhos indicam que, muito provavelmente, as forças armadas da Rússia usaram um míssil Iskander para realizar o ataque”, disse o comunicado conjunto com o PEN Ucrânia. “Este é um míssil com alta precisão, então os russos sabiam exatamente o que iria atingir”.

Mais sobre Victoria Amelina

A pesquisadora deixou de escrever após a invasão russa no ano passado e se concentrou em documentar crimes de guerra e trabalhar com crianças na linha de frente ou perto dela.

Seu trabalho incluiu desenterrar o diário de Volodymyr Vakulenko, um colega escritor que foi detido ilegalmente e morto por soldados russos na cidade de Izium no início da guerra.

Publicidade

O diário, enterrado em seu jardim, serviu como um documento em tempo real das atrocidades russas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.