Análise|Lollapalooza 2024: Luísa Sonza faz show divertido, mas pouco inovador, para um público morno

Cantora homenageou Gal Costa e Marília Mendonça, conseguiu animar público com maiores hits, mas demorou a engatar e não abriu mão de base apresentada no The Town em 2023

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Queiroz
Atualização:

Luísa Sonza não vai entrar para a história com o show que fez no palco Samsung Galaxy do Lollapalooza 2024 na tarde desta sexta, 22, mas entregou uma apresentação digna do tamanho do festival.

TB SAO PAULO SP 22/03/2024 CADERNO 2 - LOLLAPALOOZA BRASIL 2024/ LUÍSA SONZA - Show do cantor Luísa Sonza durante o festival Lollapalooza Brasil 2024. FOTO TABA BENEDICTO / ESTADAO Foto: Taba Benedicto/ Estadão

PUBLICIDADE

Desde sua participação no The Town, em setembro de 2023, no mesmo Autódromo de Interlagos, a cantora está em turnê pelo Brasil com as músicas do disco Escândalo Íntimo. Na ocasião, tinha um show bom, competente e recebeu elogios. No Lolla, decidiu não fazer um “copia e cola”, mas a base está lá, para quem quiser ver: no cenário, no setlist (que mudou de ordem, mas teve poucas novidades) e até nos melhores momentos – que foram parecidos.

No The Town, Luísa vivia um período de ouro: Escândalo Íntimo havia feito uma estreia impressionante no streaming, com mais de 8 milhões de reproduções em apenas 13 horas, a cantora estava “nas nuvens” em um relacionamento bastante público com o influenciador Chico Moedas e a canção “Chico”, em homenagem ao namorado, era a mais ouvido no Brasil.

Seis meses e uma carta aberta sobre traição no programa Mais Você depois, ela vive um período diferente: talvez, musicalmente, não tenha muito a provar neste momento.

Escândalo Íntimo é um disco sólido, bem feito e bem produzido, que consegue carregar um show quase inteiro. Mas há quem diga que a opinião pública sobre ela caiu, seja por sua vida pessoal que ela escolhe manter pública - vide um documentário na Netflix - ou a demora por um posicionamento no caso de racismo que foi acusada em 2023.

O Lollapalooza, com exibição na TV e no streaming, era uma ótima chance de dar o recado: estou aqui porque sou artista e sou boa no que faço. Isso fica claro para quem assiste Luísa de mente aberta, mas ela ainda não consegue se desvencilhar das polêmicas (é provável que talvez nem queira) - antes de subir ao palco, alfinetou um repórter que a havia criticado.

Show demorou a crescer

Luísa subiu ao palco usando um chapéu de cowboy, cropped e calças jeans. Acompanhada de banda, cantoras de apoio e dançarinas, começou chamando o público: “Hoje eu quero ouvir o grito de vocês”. No entanto, isso demorou um pouco para acontecer.

Publicidade

Os fãs mais fiéis, mais próximos ao palco, estavam animados, claro. Mas fazia frio no Autódromo e o público geral parecia engessado, precisando de um calor para conseguir pular e cantar. Ela abriu com “Não Sou Demais”, seguida por “Modo Turbo”, Campo de Morango e Luísa Manequim.

TB SAO PAULO SP 22/03/2024 CADERNO 2 - LOLLAPALOOZA BRASIL 2024/ LUÍSA SONZA - Show do cantor Luísa Sonza durante o festival Lollapalooza Brasil 2024. FOTO TABA BENEDICTO / ESTADAO Foto: Taba Benedicto/ Estadão

As cantoras de apoio e a banda ajudaram a dar corpo pro show, mas por vezes, como em Mulher do Ano, atrapalharam e o som acabou sobrepondo a voz de Luísa. Uma pena porque canções como “Principalmente Me Sinto Arrasada” e “Surreal” (parceria com Beco Exu do Blues) mostram como a artista é boa vocalista. Não por mostrarem potencial vocal (como faz “Penhasco”), mas por revelaram sua habilidade em traduzir a emoção da letra com a voz.

Um destaque veio pouco depois, quando Luísa cantou versos de “Folhetim”, de Chico Buarque eternizada na voz de Gal Gosta. Uma homenagem discreta, mas que ajudou a dar novidade e emoção pro show. Logo emendou no hit “Chico” – e surpreendeu por não cantar a nova versão, em inglês, lançada recentemente.

O público, que ainda estava morno, foi mais fisgado nesse momento. A cantora seguiu com “Penhasco” e “Penhasco2″, mandou um beijo pra Demi Lovato, que faz participação na canção. Assim como no The Town, homenageou Marília Mendonça antes de “Melhor Sozinha”, música que fizeram juntas.

Foi com a sequência final que Luísa pareceu conquistar o público. Tocou “Anaconda”, “Café da Manhã” (música com Ludmilla) e “Sou Musa do Verão” (novidade no setlist, parceria com o Marshmello, DJ americano de sucesso) e, aí sim, com músicas mais animadas, conseguiu fazer a plateia sair do chão.

TB SAO PAULO SP 22/03/2024 CADERNO 2 - LOLLAPALOOZA BRASIL 2024/ LUÍSA SONZA - Show do cantor Luísa Sonza durante o festival Lollapalooza Brasil 2024. FOTO TABA BENEDICTO / ESTADAO Foto: Taba Benedicto/ Estadão

Para atestar a comparação, encerrou com “Lança Perfume”. Da mesma forma que há seis meses, colocou Rita Lee no telão, subiu no ombro de um segurança e “foi para a galera”. Talvez o frio tenha atrapalhado, ou quem sabe foi a falta de novidade, mas, ao menos, Luísa conseguiu fazer um show competente e divertido, como ela sabe entregar.

Análise por Julia Queiroz

Repórter de Cultura do Estadão

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.