PUBLICIDADE

Publicidade

Arrecadação de outubro teve ‘aumento expressivo’, diz Receita Federal

Fisco espera um crescimento de 2,5% das receitas administradas neste ano; lucratividade das empresas sinaliza 'retomada econômica'

Por Laís Alegretti e Renata Veríssimo
Atualização:

BRASÍLIA - O secretário adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, avaliou nesta terça-feira, 19, que o resultado da arrecadação em outubro foi "muito bom". Segundo ele, a lucratividade das empresas, que tem impacto na arrecadação de IRPJ e CSLL, foi o principal fator que levou ao "aumento expressivo" no resultado do mês passado. "Nossa expectativa é que isso deva permanecer em novembro. Não foi uma ocorrência específica do mês de outubro", disse. "A lucratividade das empresas é um termômetro forte, que sinaliza a retomada econômica."

Nunes destacou que as empresas não estão usando este ano o chamado balancete de suspensão, muito usado no ano passado quando as empresas perceberam que havia uma redução no lucro. Este balancete permite às empresas que declaram por estimativa que suspendam o pagamento dos tributos sobre o lucro em determinado mês se considerar que pagou nos meses anteriores acima do resultado efetivamente alcançado. Apesar do bom resultado, a Receita disse que espera um crescimento de 2,5% das receitas administradas neste ano. Segundo ele, o Fisco está trabalhando com o piso das projeções. No mês passado, o Fisco divulgou que esperava uma alta entre 2,5% e 3%. Agora, segundo o secretário, a expectativa tem o viés "mais para 2,5% do que para 3%"."Podemos ter até 3% de incremento de arrecadação para este ano. Estamos dizendo com base nestas sinalizações que nós temos, mas pode ser que não se confirme no mundo real.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.