EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Desktop busca compradores para rede de fibra ótica

Empresa planeja ficar apenas com negócio de internet para consumidores finais

PUBLICIDADE

Foto do author Circe Bonatelli
Por Circe Bonatelli (Broadcast)
Desktop é o maior provedor de banda larga do Estado de São Paulo e tem uma rede de 54 mil quilômetros de fibra ótica que passa por 4,2 milhões de casas em 183 cidades Foto: Alessandro Bianchi / REUTERS

A provedora de internet Desktop está atrás de possíveis compradores ou sócios para a sua rede de fibra ótica, conforme apurou a Coluna. A empresa planeja passar por uma cisão, ficando apenas na oferta de internet para os consumidores finais - mesmo modelo que foi adotado pela Oi, Vivo e TIM, por exemplo. Com isso, a parte de infraestrutura está sendo oferecida ao mercado, e a empresa contratou o Bank of America como consultor financeiro nessa busca por interessados.

PUBLICIDADE

A construção e manutenção das redes é justamente a parte que mais requer investimentos, o que vem fazendo as operadoras procurarem sócios para esse negócio. Assim, ficam livres para se concentrar na prestação do serviço de banda larga, que está cada vez mais concorrido. Como parte da transação, a Desktop pretende celebrar um acordo de longo prazo para “locação” da sua rede de fibra ótica que será vendida.

A Desktop é o maior provedor de banda larga do Estado de São Paulo, com uma rede de 54 mil quilômetros de fibra ótica que passa por 4,2 milhões de casas em 183 cidades. Ao todo, possui 976 mil clientes. Na apresentação que o consultor financeiro circula no mercado, a companhia é apresentada como uma das maiores redes do Brasil e o “único ativo relevante disponível” em São Paulo.

Outro aviso é que a Desktop está em rota de crescimento, com intuito de aprofundar a exploração da rede para ganhar mais assinantes. A apresentação soa como um chamariz para despertar o interesse de outras companhias que estão de olho na consolidação do mercado de telecomunicações. As maiores empresas do ramo de redes neutras (que “alugam” essa infraestrutura para terceiros) são a V.tal e a Fibrasil. Será natural que elas olhem essa operação, disseram fontes de mercado. A Desktop e o Bank of America foram procurados, mas não comentaram.


Publicidade

Esta nota foi publicada no Broadcast no dia 23/08/23, às 18h22.

O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.