PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores do mundo dos negócios

Investidores se organizam para questionar acordo da Qualicorp com fundador

Um grupo de acionistas da Qualicorp se organiza para questionar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - ou na Justiça - o acordo de "não competição" anunciado pela empresa com seu presidente e fundador, José Seripieri Filho.

Por Coluna do Broadcast
Atualização:

Na segunda-feira, 1º, esses investidores mantiveram contato entre si e com advogados para estudarem qual a melhor estratégia para que o caixa da companhia seja ressarcido. A Qualicorp anunciou acordo pelo qual pagará R$ 150 milhões a Seripieri para que não venda sua participação ou concorra com o negócio da companhia.

PUBLICIDADE

O grupo de investidores defende que o pagamento não faz sentido porque o executivo deve seguir à frente da companhia. Para eles, o acordo não passa de uma estratégia para dar a Seripieri uma "remuneração extra" sem a necessidade do crivo de uma assembleia com todos os acionistas.

Manobra. Outra queixa foi a de que a empresa usou dessa "manobra" para minimizar questionamentos dos demais investidores. A reunião do conselho de administração que aprovou o acordo foi feita há quase uma semana e apenas ontem, na mesma data da efetuação do pagamento, o contrato foi divulgado ao mercado.

Procurada, a Qualicorp reiterou que "a referida decisão, visando um alinhamento estratégico de médio prazo, foi tomada por unanimidade por seu Conselho de Administração, sem a participação de Seripieri e respeitados todos os ritos legais."

Credibilidade em risco. O presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Mauro Cunha, que representa acionistas minoritários com um conjunto de investimentos que supera R$ 600 bilhões, considerou o caso "grave" e pediu uma ação incisiva da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Ministério Público (MP) e dos acionistas.

Publicidade

Siga a @colunadobroad no Twitter

Para ver a Coluna do Broadcast sem o delay assine o Broadcast+ e veja todos as notícias em tempo real

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.