PUBLICIDADE

Publicidade

EUA bloqueiam compra de unidade da Deutsche Telekom por AT&T

Departamento de Justiça americano afirmou que acordo removeria força competitiva do mercado

Por Clarissa Mangueira e da Agência Estado
Atualização:

O Departamento de Justiça dos EUA bloqueou fusão proposta de US$ 39 bilhões da AT&T com a T-Mobile, unidade de telefonia móvel da alemã Deutsche Telekom, reportou o Wall Street Journal. Às 12h10 (de Brasília), as ações da AT&T recuavam 3,88%, enquanto as da Deutsche Telekom cediam 6,24%.

PUBLICIDADE

O acordo criaria um gigante do setor de telefonia móvel que, segundo a AT&T, ofereceria um melhor serviço para a maior parte dos EUA. Mas o Departamento de Justiça afirmou no processo que o acordo retiraria do mercado um importante competidor - a T-Mobile USA -, reduzindo a pressão para que seus maiores rivais mantivessem os preços baixos e melhorassem o serviço.

"A eliminação da T-Mobile como rival independente e de baixo preço removeria um força competitiva significante do mercado", declarou o Departamento.

A decisão representa um grande golpe para a AT&T e o executivo-chefe da companhia, Randall Stephenson, que se mostrou confiante durante meses de que o acordo superaria obstáculos regulatórios.

Nos últimos meses, o governo dos EUA aparentou estar mais disposto em bloquear fusões corporativas por acreditar que essas transações possam afetar a concorrência. A Nasdaq e a sua parceira IntercontinentalExchange (ICE) abandonaram em maio uma proposta hostil de aquisição da NYSE Euronext após reconhecerem que não obteriam aprovação regulatória. O Departamento de Justiça dos EUA também bloqueou os esforços da VeriFone para comprar Hypercom.

A notícia tinha sido antecipada pela agência de notícias Bloomberg. As informações são da Dow Jones. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.