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McDonald’s: falhas no sistema afetam restaurantes pelo mundo; rede diz que estão sendo corrigidas

Interrupção tecnológica fizeram com que alguns restaurantes fossem fechados ao redor do mundo; rede no Brasil não foi afetada

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Por Redação
Atualização:

Falhas no sistema do McDonald’s foram relatadas em restaurantes de vários países nesta sexta-feira, 15, fechando alguns restaurantes por horas e levando a reclamações nas redes sociais por parte dos clientes. A cadeia de fast-food disse se tratar de uma “interrupção tecnológica” e afirmou que o problema estava sendo corrigido. Questionada pela reportagem, a rede afirmou que os restaurantes no Brasil não foram afetados.

A McDonald’s Corp., sediada em Chicago (EUA), disse que os problemas não estavam relacionados a um ataque cibernético, sem fornecer mais detalhes sobre o que os causou. “Estamos cientes de uma interrupção tecnológica que afetou nossos restaurantes; o problema está sendo resolvido”, disse a gigante dos hambúrgueres em comunicado. “Agradecemos aos clientes pela paciência e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado.”

Falhas no sistema do McDonald’s foram relatadas em todo o mundo  Foto: AP Photo/Nam Y. Huh

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Anteriormente, o McDonald’s no Japão postou no X, anteriormente Twitter, que “as operações estão temporariamente suspensas em muitas de nossas lojas em todo o país”, chamando-a de “falha do sistema”. Em Hong Kong, a rede disse no Facebook que uma “falha no sistema de computador” derrubou os pedidos online e por meio de quiosques de autoatendimento. O Downdetector, um rastreador de interrupções, também relatou um aumento nos problemas com o aplicativo do McDonald’s nas últimas horas.

Alguns restaurantes do McDonald’s estavam operando normalmente novamente após a interrupção, com pessoas fazendo pedidos e recebendo sua comida em locais em Bangkok, Milão e Londres. Um funcionário de um restaurante em Bangkok disse que o sistema ficou fora do ar por cerca de uma hora, tornando impossível aceitar pagamentos online ou com cartão de crédito, mas permitindo que ainda aceitasse dinheiro para pedidos. Em outro local na capital da Tailândia, havia uma porta com um sinal dizendo: “Os técnicos estão atualizando o sistema”, mesmo enquanto os clientes estavam fazendo pedidos novamente e pagando digitalmente.

Um funcionário de um restaurante em Milão observou que o sistema ficou offline por algumas horas e um técnico os orientou a colocá-lo novamente em funcionamento. Um porta-voz do McDonald’s na Dinamarca disse que a “falha tecnológica” foi resolvida lá e seus restaurantes estavam abertos. Meios de comunicação relataram que clientes da Austrália ao Reino Unido reclamaram de problemas com pedidos, incluindo um cliente na Austrália que postou uma foto no X dizendo que um quiosque estava indisponível.

“Todos os restaurantes do McDonald’s estão conectados a uma rede global e é isso que está errado”, disse Patrik Hjelte, proprietário de vários restaurantes do McDonald’s no centro da Suécia, perto da fronteira com a Noruega, ao jornal local Nya Wermlands Tidning./AP/Jintamas Saksornchai e David Cohen em Bangkok, Jan M. Olsen em Copenhague, Dinamarca; Kelvin Chan em Londres; Colleen Barry em Milão; e Yuri Kageyama em Tóquio contribuíram.

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