Publicidade

Reforma tributária: ‘Estadão’ explica os principais pontos, todas as quartas, no seu e-mail

Basta fazer o cadastro gratuito para receber semanalmente informações atualizadas e contextualizadas, análises e entrevistas sobre o assunto

Foto do author Redação
Por Redação

O sistema tributário brasileiro não tem comparação no mundo, de tão confuso. Enquanto a maioria dos países cobra um imposto unificado, aqui trabalha-se com uma “sopa de letrinhas” que inclui, apenas sobre o consumo de bens e serviços, PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI, cobrados em cascata (imposto em cima de imposto, o que encarece o produto brasileiro e detona a competitividade das empresas nacionais). A reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados em julho, depois de décadas de projetos e tentativas frustradas, e que agora está em análise no Senado, tem como objetivo simplificar esse cenário, com a criação de dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), além de um Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, apelidado de “imposto do pecado”.

Mais de 30 jornalistas, em Brasília e em São Paulo estão envolvidos na cobertura Foto: Arte Estadão

PUBLICIDADE

Para ajudar a decifrar o “labirinto tributário” atual e a entender as mudanças em análise no Congresso, o Estadão lança, a partir desta quarta, dia 30, a trilha Reforma Tributária em Pauta. Todas as quartas, ao meio-dia, quem se cadastrar receberá, por e-mail, informações atualizadas e contextualizadas, análises e entrevistas que explicam os principais impactos da reforma no dia a dia das pessoas e na economia. Mais de 30 jornalistas, em Brasília e em São Paulo, estão envolvidos nesta cobertura.

Segundo Alexandre Calais, editor de Economia do Estadão, a proposta é informar, engajar e conscientizar os leitores sobre a relevância dessa pauta, enfatizando seus pontos-chave e os efeitos no cotidiano. “Nosso papel é tentar traduzir e simplificar ao máximo um tema muito complexo, mas que tem importância fundamental para dar à economia brasileira condições de crescimento um pouco mais sustentável”, afirma.

A trilha personalizada será gratuita. Para recebê-la é preciso apenas se cadastrar aqui: estadao.me/estadaodigital. Nesta primeira semana, você vai entender o que a reforma tributária propõe, por que ela é necessária e o que especialistas e executivos de algumas das empresas mais importantes do País acham do texto em análise. Boa leitura!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.