PUBLICIDADE

Publicidade

Empregos em alta para 2023 incluem segurança digital e sustentabilidade; veja lista

Levantamento do LinkedIn reforça tendências do mercado de trabalho, como forte demanda em tecnologia e atenção ao usuário; vaga em ESG aparece de forma inédita

Foto do author Redação
Por Redação

Tecnologia, cibersegurança e experiência do usuário seguem como áreas com empregos em alta para 2023, segundo levantamento do LinkedIn. A lista anual divulgada pela rede social profissional aponta uma tendência semelhante a do ano passado, mas com destaque para o cargo de gerente de sustentabilidade, que aparece pela primeira vez.

PUBLICIDADE

O estudo analisou milhões de empregos iniciados por usuários da plataforma entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de julho de 2022 a fim de calcular uma taxa de crescimento para cada cargo. Ao agrupar cargos idênticos e excluir estágios, voluntariado, funções temporárias e de estudantes, estabeleceu-se um ranking dos 25 empregos que mais cresceram no período.

A lista apresenta cargos que refletem tendências da sociedade também, como o debate sobre ESG (princípios ambientais, sociais e de governança), com consumidores mais conscientes. De fato, os chamados “empregos verdes” têm crescido e o Brasil responde por 10% da geração de emprego sustentável no mundo. No levantamento do LinkedIn, o cargo de gerente de sustentabilidade aparece na 19ª posição.

Já os cargos relacionados ao aperfeiçoamento da experiência dos usuários, a sistemas de análises de dados e segurança digital estão no topo da lista. O cenário é reflexo das mudanças que as empresas tiveram de passar nos últimos anos em função da pandemia, com intenso processo de transformação digital. Nesse escopo, a função de analista de privacidade fica em primeiro lugar.

Levantamento do LinkedIn aponta tendências relacionadas às profissões, competências mais comuns e disponibilidade de vagas remotas Foto: Unsplash/@wocintechchat

Segundo Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil, a nova lista de empregos em alta “também traz informações que podem ajudar na tomada de decisão sobre novos caminhos profissionais e na preparação para o trabalho do futuro”.

Flexibilidade no trabalho

A pandemia mostrou aos funcionários e candidatos a emprego que a flexibilidade é um caminho para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Assim, a demanda por vagas remotas ou híbridas encontram resposta na análise do LinkedIn. Segundo a plataforma, houve maior disponibilidade de vagas remotas no País com base nos anúncios feitos entre outubro de 2021 e outubro de 2022.

O destaque fica para o analista de desenvolvimento de sistemas, que tem 100% de vagas remotas anunciadas na rede. Em seguida vêm engenheiro(a) de qualidade de software (81,1%), desenvolvedor(a) de back-end (68,3%), especialista em cibersegurança (66,7%), líder de gerentes de produto (63,8%), engenheiro(a) de confiabilidade de sites (61,9%) e redator(a) com foco em experiência do usuário (61,1%).

Publicidade

No geral, as cidades que mais apareceram no ranking de oportunidades foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Detalhes sobre as competências exigidas para cada um dos cargos e setores que mais contratam estão neste link.

Os 25 empregos em alta para 2023

  1. Analista de Privacidade
  2. Especialista em Cibersegurança
  3. Especialista em Capacitação em Vendas
  4. Líder de Gerentes de Produto (Group Product Manager)
  5. Representante de Desenvolvimento de Negócios (Business Development Representative - BDR)
  6. Engenheiro(a) de Cibersegurança
  7. Diretor(a) de Receita (Chief Revenue Officer)
  8. Engenheiro(a) de Dados
  9. Analista de Desenvolvimento de Sistemas
  10. Pesquisador(a) em Experiência do Usuário
  11. Designer de Conteúdo
  12. Engenheiro(a) de Qualidade de Software
  13. Desenvolvedor(a) de Chatbot
  14. Analista de Marcas
  15. Engenheiro(a) de Confiabilidade de Sites
  16. Desenvolvedor(a) Back-end
  17. Gerente de Crescimento (Growth Manager)
  18. Executivo(a) de Contas de Grandes Contratos (Enterprise Account Executive)
  19. Gerente de Sustentabilidade
  20. Especialista em Experiência do Cliente
  21. Redator(a) SEO
  22. Analista de Sucesso do Cliente
  23. Coordenador(a) de Segurança da Informação
  24. Redator(a) com Foco em Experiência do Usuário (UX Writer)
  25. Analista de suporte de TI
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.