Foto do(a) blog

Saiba o que a Educação Básica Pública tem a ver com sua vida

Ato pela Educação: 'A Educação, no centro, muda o rumo do País'

Estudantes, professores, parlamentares, gestores públicos e organizações que lutam pelo ensino cobram Educação como eixo central do Brasil

PUBLICIDADE

Por Todos Pela Educação
Atualização:

ALEXANDRE ONDIR/ TPE Foto: Estadão

Nestas últimas semanas, temos publicado posts sobre cada uma das 5 Metas do movimento Todos Pela Educação. O objetivo é olharmos para os desafios a serem vencidos no ensino em relação ao acesso à Educação, à alfabetização, à aprendizagem adequada, à conclusão do Ensino Básico na idade certa e à ampliação e melhor gestão dos investimentos. Esses são obstáculos que desafiam governos e cidadãos a dobrar as mangas e cobrar: até quando negaremos as mesmas oportunidades para todas as crianças e todo os jovens brasileiros?

O Todos Pela Educação, com apoio da Frente Parlamentar Mista de Educação, promoveu no último dia 21 de setembro o Ato Pela Educação, que integrou as ações relacionadas aos 10 anos do movimento. O evento que aconteceu em uma sessão solene do Congresso Nacional reuniu estudantes, professores, parlamentares, gestores públicos e organizações que lutam pela Educação. A ocasião foi marcada pelo senso de urgência de avançar na qualidade da Educação pública.

 

PUBLICIDADE

Tábata Amaral, do movimento Mapa Educação, fez um dos discursos mais ovacionados da tarde. Nascida na periferia de São Paulo, a recém formada em astronomia e ciências políticas em Harvard, nos Estados Unidos, criticou o paradigma do mérito ao falar sobre o tripé que a impulsionou ao sucesso acadêmico. "O esforço não é tudo, ele só funciona com oportunidades e estrutura familiar. Estamos perdendo crianças todos os dias para o analfabetismo, crianças que nunca terão oportunidades como a minha. Não podemos ficar quietos", declarou a jovem em meio aos aplausos.

Ex-jogadora de vôlei, Ana Moser sabe a importância das atividades esportivas. A fundadora e presidente do Instituto Esporte Educação também discursou durante o ato. Ela destacou a relevância do esporte para o desenvolvimento integral do indivíduo e criticou a infraestrutura inadequada das escolas e a falta de professores especialistas em educação física. "Aprendi com o esporte a ultrapassar desafios e respeitar as limitações dos outros", relembrou. "O esporte fortalece o espaço escolar, ele dá à escola mais significado. A prática esportiva trabalha o aluno como um todo e não apenas a mente. A escola tem de reconhecer o corpo".

 

Em sua fala, Rodrigo Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, destacou o valor de uma Educação Inclusiva para o desenvolvimento de um País mais justo e igualitário. "Existe uma falsa dicotomia entre Educação para o sucesso e Educação para a igualdade, mas a escola deve proporcionar ambos. O ensino precisa acolher a todos e ter altas expectativas para todos".

Publicidade

Representando os 2,1 milhões de professores da rede pública de ensino, a docente de português Lenita da Costa Fogaça, do Distrito Federal (DF), tomou a palavra para discursar, emocionada, sobre o papel do professor. " Nós, docentes, podemos formar pessoas melhores. Precisamos fazer com que os alunos acreditem que a Educação é para todos. O caminho é valorizar o profissional da Educação".

 

Os MC's Pela Educação, do Instituto Gerando Falcões, abrilhantaram o ato declamando, junto a estudantes do Centro de Ensino Fundamental 27 de Ceilândia (DF), o Manifesto Pela Educação. As dezenas de vozes cantaram, em uníssono, o desejo de jovens de todo o País: uma escola mais atrativa, inclusiva e igualitária. "Coragem de cumprir a maior, a mais bela, a mais importante de todas as missões: garantir essa Educação a todas as crianças e a todos os jovens". Conheça a íntegra do manifesto aqui.

MC's pela Educação: Vinie, Tuxa e Lê Maestro                          ALEXANDRE ONDIR/TPE Foto: Estadão


Rádio Estadão, com Priscila Cruz (20/9): Ato pela educação pública de qualidade é promovido pelo movimento Todos Pela Educação no Congresso Nacional


Poder

Todos os apelos e críticas foram ouvidos pelos representantes do poder público que estiveram presentes. Na ocasião, Mendonça Filho, ministro da Educação, reafirmou o compromisso do governo com a Educação e destacou a necessidade de direcionar investimentos para os alunos mais pobres.

Publicidade

Além de Priscila Cruz e Luís Norberto Pascoal, sócio-fundador e conselheiro do TPE, e do ministro, também estiveram presentes e compuseram a mesa diretora os deputados Alex Canziani (PTB) e Arnaldo Faria de Sá (PTB) e a secretária-executiva do MEC Maria Helena Guimarães. Na ocasião, os deputados João Carlos Bacelar Batista (PTN), Izalci Lucas (PSDB), Mauro Pereira (PMDB), Erika Kokay (PT), Jean Wyllys (PSOL) e o senador Cristovam Buarque (PPS)usaram a palavra para parabenizar o TPE e discursar sobre a Educação pública do Brasil.

Assista ao ato completo aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.