Jornal Eldorado

As principais notícias do dia com Haisem Abaki e Carolina Ercolin


SEG, TER, QUA, QUI, SEX | 06:00 ÀS 09:30
Golpistas podem responder por vários crimes; acompanhe análise de especialista

Os bolsonaristas golpistas que invadiram e depredaram instalações do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal neste domingo podem ser enquadrados em diversos crimes previstos no Código Penal. Entre eles, estão os de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, danos ao patrimônio público e associação criminosa. Ouça as explicações dadas pela advogada Maíra Fernandes, professora convidada da FGV Direito do Rio de Janeiro, durante entrevista à Rádio Eldorado.

00:00:00

Todas as edições

Vacinação contra gripe completa um mês ainda longe de atingir a meta; ouça análise

Iniciada há um mês, a campanha de vacinação contra a gripe, do Ministério da Saúde, atingiu apenas 22% do público-alvo, de acordo com a pasta. Idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e professores da rede pública de ensino, estão entre os que devem ser vacinados. Os Estados com as menores porcentagens de população vacinada são o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. No Estado de São Paulo, o índice de vacinação está em 23%, chegando a 27% entre os idosos. O balanço foi apresentado hoje pela diretora da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica, Maria Lígia Nerger, durante entrevista à Rádio Eldorado. A meta da campanha é atingir 90% do público-alvo. Segundo ela, a desinformação sobre vacinas nos últimos anos contribuiu para a queda na adesão da população, mas houve uma pequena recuperação em 2023. Os índices de vacinação também são baixos entre crianças e adolescentes contra a dengue e a covid.

25/04/2024, | 13h02
00:00:00

PSDB tem plano B se Datena desistir? ‘Não vou nem raciocinar sobre essa hipótese’, diz José Anibal

O ex-senador José Aníbal, quadro histórico do PSDB, prefere não pensar em plano B caso o jornalista recém filiado, José Luiz Datena, desista de concorrer a um cargo executivo nas eleições de 2024. O presidente municipal da legenda se diz confiante na palavra do apresentador da Band, que assumiu o compromisso de revitalizar o centro político da cidade e dialogar com a população. “Não vou nem raciocinar sobre essa hipótese, eu conversei muito com ele”, garante.

O PSDB é o 11o partido de Datena, que é cotado para ser vice na chapa com a deputada Tábata Amaral, do PSB, ou ainda liderar a campanha tucana à prefeitura.

Em entrevista à Rádio Eldorado, Aníbal minimizou a debandada dos oito vereadores da sigla, que enfraqueceu de forma inédita a bancada no legislativo. “Há 4 anos fizemos um acordo político com o Bruno (Covas) candidato a prefeito e Ricardo (Nunes) de vice. Agora é natural que o Ricardo seja candidato à reeleição com o PSDB indicando um vice. Eles (vereadores) sequer consideram essa hipótese por uma razão simples, já estavam caminhando na direção de Bolsonaro. E com Bolsonaro o PSDB não vai” Bolsonaro é um golpista. Ele não é democrata. Representa o contrário de tudo que nós acreditamos e que levou a fundação do partido em 1988″.

Ainda que defenda a retomada de protagonismo do ninho paulista e a renovação de quadros, o ex-senador admite que o PSDB passa um péssimo sinal à sociedade ao filiar o ex-deputado estadual Fernando Cury, expulso do Cidadania e condenado por importunação sexual contra a também a ex-deputada estadual Isa Penna (PCdoB) . “Não faz o menor sentido”.

05/04/2024, | 10h20
00:00:00

Fiocruz aponta que crianças brasileiras estão ficando mais altas e obesas; ouça especialista

As crianças brasileiras estão cada vez mais altas e acima do peso ideal. A mudança foi apontada em um relatório da Fiocruz feito em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a University College London, no Reino Unido. O estudo foi feito com base nas mudanças de índice de massa corporal (IMC, a razão do peso pelo dobro da altura) de 5,7 milhões de crianças brasileiras entre 3 e 10 anos nascidas entre 2001 e 2007 e 2008 e 2014. Os resultados foram publicados na revista científica The Lancet nesta semana. Em entrevista à Rádio Eldorado, a pesquisadora associada ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde da Fiocruz Bahia, Carolina Vieira, disse que o aumento de um centímetro na altura média das crianças indica a melhoria na saúde e na alimentação materno-infantil. Por outro lado, ela ressaltou que o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade permaneceu em índices elevados, como resultado de novos padrões de dieta que incluem cada vez mais alimentos ultraprocessados. Outro fator é o sedentarismo entre crianças e pré-adolescentes.


04/04/2024, | 10h11
00:00:00

60 anos do golpe de 1964: o que o passado explica sobre o presente? Ouça análise

O Estadão iniciou ontem e publica até domingo uma série de reportagens reveladoras sobre os antecedentes e as consequências do golpe de 1964, que completa 60 anos neste 31 de março. No material, estão trechos inéditos de depoimentos prestados a repórteres do Jornal da Tarde (produto do Grupo Estado) entre 1977 e 1978, quando ainda vigorava a censura do Ato Institucional nº 5 e que, agora, virão a público para contribuir com o entendimento do cenário no País nas décadas imediatamente anteriores ao golpe e nos anos que se sucederam até o início do debate sobre a anistia, que só viria a ser aplicada em 1979. Os depoimentos que o Estadão apresentar vieram de uma iniciativa de Melchiades Cunha Júnior, então redator do Jornal da Tarde que, em 1976, apresentou ao diretor Ruy Mesquita a ideia de criar um banco de informações históricas sobre aquele período marcadamente conturbado. Os depoimentos foram gravados, transcritos e depositados no arquivo do jornal com o compromisso de que seu inteiro teor não seria divulgado enquanto os entrevistados estivessem vivos. Em entrevista à Rádio Eldorado, o repórter especial e colunista do Estadão Marcelo Godoy, apresentou os entrevistados e traçou um paralelo entre 1964 e a recente tentativa golpista frustrada no País.

29/03/2024, | 10h11
00:00:00

Dengue: vacinação só deve impactar na redução de casos no ano que vem, diz secretário da Saúde de SP

O Ministério da Saúde anunciou ontem a expansão da distribuição da vacina contra a dengue para 154 novos municípios brasileiros. As cidades contempladas estão localizadas em 11 regiões: Central (ES), Betim (MG), Uberaba (MG), Uberlândia/Araguari (MG), Recife (PE), Apucarana (PR), Grande Florianópolis (SC), Aquífero Guarani (SP), Região Metropolitana de Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP) e São Paulo (SP). Até então, 521 localidades haviam sido selecionadas para receber as doses e iniciar a imunização na rede pública, entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Em entrevista nos estúdios da Rádio Eldorado nesta quinta-feira, o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, disse que o governo paulista ainda não havia recebido oficialmente a informação de que a vacinação será ampliada, mas considerou positiva a iniciativa. Ele ressaltou, no entanto, que o impacto na redução dos casos de dengue no Estado só deve ser sentido no ano que vem, já que a vacina disponível, do laboratório japonês Takeda, é aplicada em duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda, o que já deve coincidir com o período de desaceleração da doença neste ano. Paiva também espera que a imunização aumente com a conclusão dos estudos clínicos de uma vacina em dose única do Instituto Butantan. Segundo o secretário, a expectativa é de que o novo imunizante seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda em 2024.

28/03/2024, | 12h16
00:00:00

PUBLICIDADE