PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Alimento para cães e gatos com câncer é lançado no Brasil

A alimentação é fundamental para prevenir e tratar câncer em humano e pets. Veja como isso acontece.

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

Uma das doenças que mais angustia e causa pesadelos nos tutores é definitivamente o câncer. Pensar que pode haver uma alimentação para diminuir a velocidade da evolução da doença e dar qualidade de vida, não resolve, mas dá mais segurança.

PUBLICIDADE

Sabe qual o grande problema do diagnóstico de câncer, por mais brando que seja? Você nunca mais terá sossego. O fantasma da doença sempre vai existir. E qualquer diarreia parece ser um sinal de que algo piorou ou voltou.

Falo isso com lugar de fala. Meu gato, Félix, convive com essa porcaria há três anos. Até já escrevi aqui sobre isso. Leia tudo nesse matéria aqui embaixo.

Vômito e diarreia são sinais de alerta em cães e gatos

Depois de dois anos de quimioterapia, seguimos por outras opções de tratamento. O câncer está super controlado (Amém, Senhor!), mas minha cabeça não. Eis que semana passada, a benção de Jesus resolveu pregar uma peça. Além de vomitar a alma, ele não estava conseguindo fazer cocô. Primeira coisa que pensei: "o câncer voltou com tudo, aumentou ao ponto de obstruir. Vou ter que internar já e operar e .....".

Publicidade

Resumindo, a bênção teve um mal-estar, fez cocô no caminho para o vet e está sapateando na cara da sociedade. Óbvio que ele continua com câncer, mas está no mesmo lugar, do mesmo tamanho, sem criar grandes problemas. Mas entende o que acontece?! Tudo se torna culpa e medo de que o câncer tenha tomado conta de tudo.

Tanto para animais, quanto para humanos, a alimentação é fundamental para prevenção e durante o tratamento do câncer. Por isso, ter uma ração específica para animais nessa situação pode ser um alívio dos tutores.

Ao longo da vida, infelizmente, muitos animais terão o diagnóstico de câncer, que é uma das principais causas de morte entre pets idosos, atingindo um em cada quatro cães e um em cada cinco gatos todo ano.

Para preservar a saúde dos animais ao suprir uma necessidade de alimentação que não é atendida, foi lançada a Hill's Prescription Diet ONC Care, um alimento clínico desenvolvido para nutrir e dar suporte à pets com câncer.

Publicidade

"O pet comer ou não comer é fundamental na avaliação da qualidade de vida percebida pelos tutores de animais com câncer", afirma Flavio Lopes, Médico-veterinário Supervisor de Assuntos Veterinários da Hill's Brasil, complementando que "ser proativo e oferecer uma boa alimentação a cães e gatos com câncer no decorrer do tratamento, quimioterápico ou não, pode melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes."

A desnutrição pode gerar perda de massa muscular, problemas digestivos e perda de apetite, o que aumenta a ingestão inadequada de nutrientes nos animais com câncer.

Características da Prescription Diet ONC Care:

  • Estimula o apetite devido ao sabor intenso e grão de fácil mastigação, que facilita a ingestão.
  • Ajuda a manter a massa muscular com alta concentração de proteína de alta qualidade.
  • Promove a saúde digestiva com um mix de fibras prebióticas exclusivas para manter as fezes consistentes.

"Os cuidados preventivos de saúde estão ampliando o tempo de vida dos animais e, agora, podemos diagnosticar tumores precocemente. Com o crescimento dos casos de câncer, é imprescindível usar nossa experiência científica e nutricional para criar uma alimentação específica para ajudar esses pets", explica o Dr°. Jolle Kirpenstein, Diretor Veterinário da Hill's Pet Nutrition e membro do Grupo de Trabalho de Oncologia da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA).

Publicidade

Assim como qualquer alimento coadjuvante, o uso do Prescription Diet ONC Care requer orientação e supervisão de um médico-veterinário.

Se seu pet foi diagnosticado com câncer, calma! É aterrorizante e parece o fim, mas não é. Muita coisa pode ser feita, mesmo que para dar conforto ao pequeno.

Quando um animal é diagnosticado com câncer, muitas dúvidas surgem. Aqui estão algumas perguntas úteis para a consulta veterinária:

  • Quais tratamentos estão disponíveis?
  • Quais são as melhores chances com cada tratamento?
  • Quais são os efeitos colaterais de cada tratamento?
  • Como esses tratamentos afetarão a qualidade de vida do meu animal?
  • Como posso alimentar meu animal para fornecer o melhor suporte nutricional possível?

Os médicos-veterinários poderão atender o seu pet, mas você vai precisar de acompanhamento também. Não hesite em pedir ajuda para amigos, familiares e profissionais da psicologia e psiquiatria. Os estudos estão aumentando a expectativa de vida de pacientes oncológicos, mas para isso, nós, tutores, precisamos estar bem para tomar as melhores decisões e darmos suporte ao nosso pequeno amado.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.