Dona Vilma entrou na casa do BBB 25 como dupla do filho, o ator Diogo Almeida. No início, os seus silêncios chamavam mais atenção do que qualquer outra coisa. E assim ela seguiu ao longo dos primeiros dias do programa, que estreou na Globo em 13 de janeiro. Mas a participante mais calada do Big Brother Brasil soltou o verbo nos últimos dias.
Leia também
Tempo de fala de Vilma
De acordo com um levantamento feito pelo Estadão e pela Cast Insights, a mãe de Diogo falou muito menos do que os demais participantes. Enquanto Camilla, a mais tagarela, falou mais de 22 horas, os minutos somados de Dona Vilma não chegam a quatro horas.

Vilma passou a falar mais no Sincerão, na segunda, 3, e se tornou uma das protagonistas da semana. Apenas naquele dia, quando a dinâmica evoluiu para treta, ela falou por 30 minutos. Entenda o que aconteceu mais abaixo.
E quais são as palavras mais faladas por Vilma?
Diogo, claro, é a palavra mais dita por Vilma. Porém, no primeiro levantamento feito pelo Estadão, divulgado na terça, 4, ele aparecia empatado com a palavra feijão. Ela falou 16 vezes cada uma delas desde o início do programa.
Sua nuvem de palavras mudou um pouco. Nesta quinta, 6, Diogo aparece disparado na frente, com 35 menções; feijão aparece 26 vezes; Paredão, 25; e o nome de Joselma fica em quarto lugar no acumulado, tendo sido dito 22 vezes. (Veja a nuvem de palavras dos participantes do BBB 25.)
Um detalhe: O feijão que ela cozinhou para os brothers, com calabresa e louro, também chamou a atenção fora da casa, com espectadores comentando nas redes sociais.
Calada vence?
Até dizem por aí que “calada vence”. Estudante de nutrição, Vilma tem 68 anos e é a mais velha da casa. Ela tem sido uma potente aliada do filho, inclusive silenciando em alguns momentos para deixar que ele fale. Na primeira votação, ela e Diogo deveriam escolher uma dupla para o Contragolpe. A decisão foi unilateral, feita por Diogo e, logo depois, confirmada por ela.
Ainda no primeiro Paredão, ao defender sua permanência na casa, a dupla tinha 30 segundos, dos quais Diogo usou a maioria e Vilma apenas disse, nos segundos finais: “Nós queremos ficar. Brasil, queremos!”. Veja:
Apesar de seus silêncios, que marcam a trajetória da participante até agora, ela ganhou destaque nos últimos dias por conta de uma confusão protagonizada por ela e pelo filho durante a dinâmica do paredão. Depois de voltarem da liderança, Vilma e Diogo foram indicados ao Paredão e na dinâmica de puxar outra dupla no Contragolpe escolheram Aline e Vinícius. Aline e Diogo estavam tendo um romance na casa. Aí foi que o barraco desabou.
Entenda o que rolou no Paredão
Diogo e Vilma e Aline e Vinícius se salvaram do Paredão na prova Bate-Volta, mas o clima ficou estranho entre as duplas. Vilma, então, justificou o voto em Aline ao argumentar que ela, que era Anjo, não a imunizou. “Naquela hora da imunidade, como eu gostaria de ganhar aquela imunidade. Estava morrendo de medo. Aí você deu para Joselma, mas ninguém aqui vota nela. Naquela hora, vou ser sincera, veio isso: ela não me salvou, vou puxar. Não foi de maldade. A gente até erra porque quer ser muito coração”, revelou.
Em uma conversa com a sua sogra, Aline rebateu. “Nosso medo maior era ir para o Paredão com dona Delma e Gui”, disse a PM. “Em relação à senhora e Diogo, o que estava ao nosso alcance era não colocar vocês no Monstro. Nada impedia, mas falei ‘não quero fazer isso porque estou me aproximando’”, afirmou.

“Ainda que colocasse o Monstro, não era eliminar um sonho de vocês. E quando vocês escolhem duas pessoas para irem ao Paredão, não tem controle do que o público está pensando”, argumentou Aline.
No Sincerão, ela falou e disse
Apesar de ter ficado muito tempo em silêncio nas primeiras semanas do programa, parece que o Sincerão da última segunda, 3, esquentou o clima na casa a ponto de fazer a participante falar. Horas antes da dinâmica, Vilma chegou a dizer que estava com vontade de falar umas coisas, mas iria se segurar.
“Eu cheguei até aqui quietinha e vou continuar (...) Só respeitei o Diogo, porque ele pediu pra não falar nada, mas se eu começar a falar eu vou falar m****. Mas não vou fazer isso não!” Mas, para a nossa sorte, ela não se segurou.
Este foi o primeiro Sincerão individual e teve o retorno de brigas que aconteceram após o paredão do domingo, 2. Na dinâmica, os participantes tiveram de escolher com quem gostariam de formar uma dupla e a última pessoa na casa com quem formariam. Os “rejeitados” receberam uma “torta na cara”. Vilma levou.
Gracyanne criticou Diogo Almeida após o ator não defender Aline durante a formação da berlinda. Enquanto isso, dona Vilma e Giovanna Jacobina voltaram a se desentender. Em determinado momento, a mãe de Diogo mandou que a irmã da musa fitness calasse a boca.
Durante seu momento no Sincerão, a participante escolheu Eva para formar dupla e disse que não formaria com Giovanna. Ela citou a briga com a irmã de Gracyanne e o fato dela tê-la chamado de “mentirosa”. “Ela me mostrou a ‘cobrinha’ que ela é”, afirmou. Enquanto isso, Giovanna disse que “não faltou com respeito” com Vilma e criticou a ocasião em que a mãe de Diogo a mandou calar a boca. “Chamei a senhora e o seu filho de dois grandes mentirosos”, comentou.
Giovanna foi eliminada nesta terça, 4. Fora da casa, pediram para a veterinária relacionar os brothers a animais. Para ela, Vilma era ‘cobra’. Leia aqui.
Vilma começou a falar
A verdade é que depois do Sincerão, Dona Vilma parece ter tomado a “pílula falante de doutor Caramujo” e agora não para de chamar atenção para o que fala.
Depois da dinâmica, a sister se mostrou abalada e disse ao filho que “ficou muito arrasada”. “Fui melhorando gradualmente, pedindo ajuda. Não sabia como passar o dia e passei”, comentou.
Com muitas papas na língua, a sister chegou a criticar dona Delma, a segunda participante mais velha da casa. Enquanto conversava com Diogo na madrugada de terça, 4, a sister relembrou o momento em que foi citada por Delma na dinâmica.
“Tanto é que ela não tinha argumento. Ela falou que eu peguei o café e fiz ignorância, eu não fiz ignorância com ela. Que isso, cara?”, acrescentou.
Apesar disso, Vilma demonstrou apoio a Delma no momento em que a pernambucana teve uma crise de choro hoje, 6, quando a casa foi para o ‘Tá Com Nada’, passando por cima das diferenças. A postura também foi notada pelos internautas, que elogiaram a atitude da mãe de Diogo.
Ainda tem muita coisa para acontecer no programa. Vale observar a postura que ela vai adotar depois que a poeira assentar. A partir da próxima semana, a indicação para o Paredão será individual. Dado o histórico de participantes que não falam, não aparecem tanto, não se destacam, é possível que Dona Vilma vire um alvo fácil. E apesar dela ter gerado “entretenimento” nos últimos dias com as discussões, se continuar só aparecendo para brigar, corre o risco de não durar tanto tempo no programa.
E o que o o número de seguidores de Vilma mostra?
Vilma entrou no programa com 190 seguidores. No dia que seu nome foi anunciado, a conta cresceu para 9 mil. Na primeira semana, ela chegou a 16,9 mil seguidores. A mudança na dinâmica do jogo impulsionou o perfil da participante. Hoje, 72.100 pessoas seguem a mãe de Diogo no Instagram.