PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Menos 43 quilos em 24 meses

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:
Anderson Aparecido da Silva Souza Foto: Estadão

Veja como a corrida transformou a vida de Anderson, ex-fumante e obeso, que voou a primeira maratona abaixo de 3 horas!!

PUBLICIDADE

Ele não fez nenhuma cirurgia bariátrica revolucionária ou dieta radical. Aos 32 anos, na noite de 18 de julho de 2013, Anderson Aparecido da Silva Souza caiu na real. Pesava 123 quilos e tinha adquirido uma barriga imensa, muito dura. Fumava, adorava comer frituras, e foi saboreando uma barra de chocolate que prometeu à Jane, sua esposa, mudar de vida.

Acendeu o farol vermelho na cabeça do coordenador de distribuição da Gomes da Costa. Ele andava meio preocupado, qualquer escada o deixava ofegante e era impossível andar até a padaria a 600 metros de casa. Ia de carro para trazer seu café da manhã: cinco pães franceses só para começar a brincadeira. Os e-mails que recebia do RH com convites para as corridas de rua patrocinadas pela empresa eram deletados sem abrir. Ele estava tão gordo que nem passava no médico, com vergonha da bronca que iria levar. "Eu tinha medo de saber como estariam meus exames", confessa.

Em 19 de julho de 2013 acordou às 5h da matina, vestiu o moletom, a camiseta XXG ecalçou o tênis. Tomou um cafezinho preto às 6h e partiu para a primeira caminhada matinal da sua vida nos arredores do condomínio onde mora, na zona sul da capital paulista. Na volta resolveu dar uma corridinha, mas tinha um toco no meio da caminho. "Tropecei e me esborrachei no chão. Imagina aquele ser de 123 quilos caindo no chão, fez o maior barulho. Ficou todo mundo me olhando, disfarcei, levantei e fui pra casa com as mãos sangrando", recorda. Lá desabafou: "Quando fumo ou como porcaria nada de ruim acontece, basta fazer algo certo e sou penalizado".

O tombo teve efeito contrário e o motivou ainda mais. À noite o casal se matriculou na academia, achou mais seguro caminhar na esteira, e iniciou as atividades imediatamente. Assumiu o compromisso de ir cinco vezes por semana. "A academia abre às 6h e fecha às 23h, ou seja, não tem desculpa pra não ir". Marido e mulher, que também estava acima do peso, se empenharam, um dando força pro outro e deu certo. Decidiram cortar as frituras e refrigerantes do cardápio, reduziram o sal, substituíam o açúcar refinado pelo mascavo, e incluíram frutas e legumes. "Fomos perdendo peso e ganhando autoestima, as roupas antigas começaram a entrar. Em 40 dias eu perdi quase 15 quilos e começava a entrar nas roupas G".

Publicidade

Divisor de águas

Um mês depois do início do regimão, surgiu o primeiro convite para correr. Seus colegas, que já tinha reparado que Anderson estava emagrecendo e fazendo academia, o chamaram para compor o time para correr a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar, pois um dos integrantes não poderia ir. Ele teria apenas um mês para treinar e completar os 5km, seria o último que iria correr, fechando o revezamento e pegando as medalhas. "Topei na hora", conta."Pra mim, correr 5k num revezamento com os amigos da empresa era a coisa mais importante no mundo", completa. E começou a preparação. " Não queria caminhar e treinei forte na esteira até conseguir correr o 5k sem parar. Fiquei feliz e me senti preparado."

No dia da prova, o clima contagiou Anderson. "Todas aquelas pessoas felizes, conversando. Me apaixonei, aquilo mudou a minha vida. Fechei o revezamento esabe quem me passou a munhequeira? O presidente da empresa!", conta com orgulho. "Para mim, parecia que eu estava numa olimpíada, foi muito importante!"

Anderson na Maratona Pão de Açúcar - 2013 Foto: Estadão

Mudança radical, em vez de batatas fritas, chips de cronometragens. Entraram novas palavras no vocabulário e começava a nascer um verdadeiro canela fina. Desde então ele fez todas as corridas que a empresa patrocina. Foram dezenas de 10k e 21k e até uma maratona, a Internacional de São Paulo, com o tempo de 2:53.

Maratona Internacional de São Paulo - 2015 Foto: Estadão

"Hoje minha vida é pautada na corrida, na família e no trabalho. A corrida mudou minha vida, me trouxe muita disciplina e felicidade", destaca. Além disso começou a trazer também alguns troféus. Ele ficou em primeiro lugar, na categoria funcionários, nas duas últimas edições da Corrida Gomes da Costa em Itajaí (SC), local da fábrica." Acredito que estava no lugar certo na hora certa", afirma Anderson, que considera sorte trabalhar numa empresa que traz no DNA o esporte e o bem -estar. Além das inscrições, dão treino de corrida e motivam a alimentação saudável. "Talvez, se trabalhasse em outro local não teria abraçado a corrida", considera.Atualmente, o canela fina da Gomes está treinando forte também com o time de Adriano Barros para a Maratona de Santiago, em abril, quer fazer com pace 02:45.

Publicidade

Corrida Gomes da Gosta - Anderson em primeiro lugar Foto: Estadão

Espelho

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Claro que já há quem está correndo se espelhando em Anderson. O supervisor de vendas Robson Ribeiro, de 37 anos, seguiu seus passos e já emagreceu 20 quilos em 18 meses. Ele também pesava 123 quilos!Há um ano e meio ele se submeteu a uma cirurgia ortognática e teve muita dificuldade para se alimentar.Atrelado a isso, resolveu fazer uma atividade física para acelerar o emagrecimento e consequentemente melhorar a saúde. Ficou sabendo pelo e-mail do RH que haveria a corrida Movimento Pela Mulher e resolveu ir."Como nunca tinha corrido antes na vida,corria e andava. Fiz em 48 minutos os 5k. Foi bem legal, adorei o clima e decidi começar a treinar com o pessoal da empresa, no Parque do Povo", explica. Ele mora em Guarulhos e trabalha na Vila Olímpia. "Em vez de ficar preso no trânsito, venho para o parque, corro e quando o trânsito diminui, vou pra casa revigorado.".

Robson tem um filho de 3 anos e agora consegue cansar o menino,o que era impossível antes. Já com um mês de treinos conseguiu completar uma 5km sem andar. "Quando entrei para a assessoria esportiva perguntaram meu objetivo. Disse a São Silvestre, mas nem eu acreditava que um dia seria capaz de fazer isso. Como um cara que não corre 1km vai correr 15km em menos de um ano? E conseguiu. Foi uma realização de um sonho, corri os 15km da São Silvestre sem andar", comemora. E para 2016 a meta é ainda mais ambiciosa - correr a primeira meia-maratona (21km) abaixo de 2 horas. "Quero correr a Meia Maratona de Buenos Aires no segundo semestre". Para isso, ele começou a fazer também trabalho muscular e quer emagrecer mais ainda, perder 8 quilos para chegar aos 95kg. Hoje, com 103 quilos ele já não corre perigo de lesão por peso.

Acelerador de boas ideias

Publicidade

Esq para dir: Anderson, Alberto, Robson e grupo de corrida da Gomes da Costa Foto: Estadão

O presidente da empresa, Alberto Encinas, também treina. "O legal da corrida é que você compete consigo mesmo, traça seus objetivos, vai progredindo e alcançado as metas", diz.Além disso a prática oxigena o cérebro e acelera as boas ideias. "Às vezes você está tentando resolver um problema no escritório, fica a tarde inteira pesando numa solução e não consegue. Aí você sai, começa a correr e enxerga tudo de um novo ângulo e vê a saída do problema", conta. O grupo da Gomes da Costa tem cerca de 30 pessoas. Os treinos são às terças e quintas das 19h as 20h30 no Parque do Povo. Eles usam camisetas amarelas e são bem animados, é bem fácil de reconhecê-los. #CorridaParaTodos!!!

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.