Publicidade

Federação Paulista e do Rio determinam portões fechados de jogos na capital por causa do coronavírus

Clubes já foram avisados para parar de vender ingressos e isso inclui o clássico entre São Paulo e Santos marcado para sábado, 19h, no Morumbi

PUBLICIDADE

Por Guilherme Amaro
Atualização:

A Federação Paulista de Futebol (FPF) comunicou nesta sexta-feira aos clubes filiados de São Paulo que os jogos realizados na capital serão disputados com portões fechados, sem a presença de torcedores. A entidade ainda analisa adotar a medida para as partidas no interior do Estado, entendendo que o número de torcedores nesses casos é menor. A decisão foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus e passa a valer a partir da 10ª rodada do Campeonato Paulista, que começa nesta sexta-feira e se estende para o fim de semana e segunda. 

PUBLICIDADE

Neste sábado, por exemplo, São Paulo e Santos se enfrentam a partir das 19h no Morumbi. O time mandante já havia vendido mais de 15 mil ingressos para o clássico. O clube informa que os casos de torcedores que tenham comprado ingressos sejam encaminhados para ouvidoria@saopaulofc.net. Há a possibilidade de devolução do dinheiro ou fazer valer a entrada para quando o clássico for remarcado.

O outro jogo realizado na capital está marcado para domingo, quando o Corinthians recebe o Ituano, a partir das 16h, na Arena em Itaquera. O clube já parou de vender entradas. Já o Palmeiras visita a Inter de Limeira neste sábado, às 16h30.

A decisão de fechar os portões das partidas também foi tomada no Rio de Janeiro. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informou que "aguarda diretrizes dos órgãos governamentais para decisão final." A CBF se manifestou nesta tarde e disse que a "a medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos". 

Estádio do Morumbi receberá o duelo entre São Paulo e Santos Foto: Igor Emorim/ SPFC

Diversos eventos esportivos pelo mundo vêm sendo adiados ou cancelados. A Conmebol anunciou na última quinta-feira que a Copa Libertadores da América está suspensa. As duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 também foram adiadas.

Até a manhã desta sexta-feira, a FPF vinha dizendo que estava "seguindo à risca protocolo preconizado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus, do Ministério da Saúde". Além disso, a nota também dizia que a "FPF enviou aos clubes recomendações de prevenção ao novo coronavírus, solicitando inclusive que casos de suspeita da doença sejam comunicados ao Ministério da Saúde, mas também à FPF, para que outras medidas preventivas fossem tomadas".

VEJA A NOTA DA CBF:

Publicidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público.

A CBF já comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades.

Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos.

A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.