PUBLICIDADE

Publicidade

Saiba quais times brasileiros podem se classificar na Libertadores e na Sul-Americana nesta rodada

Equipes precisam torcer por combinação de resultados nas chaves para garantir vaga antecipada no mata-mata; veja os cenários

Foto do author Milena Tomaz
Por Milena Tomaz
Atualização:

Os jogos da quarta rodada da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana começam nesta terça-feira e podem ser marcados por festas para alguns times brasileiros. São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG, Fortaleza e Athletico-PR têm chances de garantir vaga no mata-mata das competições continentais assim que essa leva de partidas acabar, na quinta-feira.

Para que isso ocorra, as equipes precisam de uma combinação de resultados que inclui até tropeço dos adversários. Vale destacar que River Plate, Bolívar e Talleres também podem assegurar um lugar na próxima fase de forma antecipada. Sendo assim, veja os cenários para que os brasileiros consigam a classificação ainda na rodada quatro.

Calleri marcou um dos gols da vitória do São Paulo sobre o Barcelona de Guayaquil na Copa Libertadores. Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Libertadores

PUBLICIDADE

Na Copa Libertadores, São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG podem conquistar a vaga antecipada. O time comandado por Luis Zubeldía é o segundo colocado do Grupo B com seis pontos e entra em campo na quarta-feira diante do Cobresal fora de casa.

Para garantir um lugar no mata-mata, o tricolor paulista precisa vencer a equipe chilena e torcer para que o Barcelona de Guayaquil não pontue diante do Talleres na outra partida da chave. O clube argentino é o mandante, e também pode assegurar a vaga nas oitavas se vencer o duelo contra o time equatoriano.

No Grupo F, o líder é o Palmeiras, com sete pontos. A equipe treinada por Abel Ferreira pode avançar na competição se vencer o Liverpool-URU na quinta-feira e se o Independiente del Valle não conquistar o triunfo no jogo contra o San Lorenzo.

Já o Atlético-MG tem 100% de aproveitamento e, além de buscar a classificação antecipada, luta para ter a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Se a equipe mineira empatar com o Rosario Central nesta terça-feira, chega a nove pontos na chave G e garante vaga no mata-mata.

No Grupo E, o Bolívar também tem 100% de aproveitamento e joga por um empate diante do Millonarios na quarta-feira para se classificar às oitavas. Porém, além disso, precisa que o Flamengo ganhe do Palestino no outro jogo da chave. A equipe carioca, se vencer o time chileno nesta terça-feira, chegará a sete pontos e encaminhará a classificação.

Publicidade

O River Plate é mais um da Libertadores 2024 que tem três vitórias em três jogos. O time argentino deve ao menos empatar a partida contra o Nacional-URU nesta terça-feira pelo Grupo H e torcer para o Deportivo Táchira não vencer o Libertad. Caso isso ocorra, o tetracampeão do torneio assegura um lugar no mata-mata.

Veja abaixo a classificação de todos os grupos da competição:

Grupo A

  1. Fluminense - 5 pontos
  2. Colo-Colo - 4 pontos
  3. Cerro Porteño - 4 pontos
  4. Alianza Lima - 2 pontos

Grupo B

  1. Talleres - 7 pontos
  2. São Paulo - 6 pontos
  3. Barcelona de Guayaquil - 2 pontos
  4. Cobresal - 1 ponto

Grupo C

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

  1. Huachipato - 5 pontos
  2. The Strongest - 4 pontos
  3. Estudiantes - 4 pontos
  4. Grêmio - 3 pontos

Grupo D

  1. Junior Barranquilla - 5 pontos
  2. LDU - 4 pontos
  3. Universitario - 4 pontos
  4. Botafogo - 3 pontos

Grupo E

  1. Bolívar 9 pontos
  2. Flamengo - 4 pontos
  3. Palestino - 3 pontos
  4. Millionarios - 1 ponto

Grupo F

  1. Palmeiras - 7 pontos
  2. Independiente del Valle - 4 pontos
  3. Liverpool-URU - 4 pontos
  4. San Lorenzo - 1 ponto

Grupo G

  1. Atlético-MG - 9 pontos
  2. Rosario Central - 4 pontos
  3. Peñarol - 3 pontos
  4. Caracas - 1 ponto

Grupo H

  1. River Plate - 9 pontos
  2. Nacional-URU - 6 pontos
  3. Libertad - 3 pontos
  4. Deportivo Táchira - 0

Sul-Americana

Pela Copa Sul-Americana, o Fortaleza e o Athletico-PR podem terminar a rodada com vaga garantida nas oitavas. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avança de maneira direta ao mata-mata da competição. O segundo da chave deve disputar um playoff contra um dos times que ficar em terceiro lugar na Libertadores.

A equipe comandada por Vojvoda tem 100% de aproveitamento e é líder do Grupo D com nove pontos. O primeiro lugar pode ser assegurado caso o Fortaleza vença o Nacional Potosí fora de casa na quarta-feira e o Boca Juniors tropece diante do Sportivo Trinidense.

Pikachu foi um dos destaques do Fortaleza na vitória diante do Boca Juniors na Sul-Americana. Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Na chave E, o Athletico-PR também tem nove pontos em três jogos e precisa vencer o Rayo Zuliano na quarta-feira e torcer por um empate na partida Sportivo Ameliano x Danubio para ter a vaga direta nas oitavas.

Veja abaixo a classificação de todos os grupos do torneio:

Publicidade

Grupo A

  1. Always Ready - 7 pontos
  2. Independiente Medellín - 6 pontos
  3. Defensa y Justicia - 4 pontos
  4. César Vallejo - 0

Grupo B

  1. Univ. Catolica - 7 pontos
  2. Union La Calera - 4 pontos
  3. Cruzeiro - 3 pontos
  4. Alianza Petrolera - 1 ponto

Grupo C

  1. Belgrano - 5 pontos
  2. Internacional - 5 pontos
  3. Delfín - 4 pontos
  4. Real Tomayapo - 1 ponto

Grupo D

  1. Fortaleza - 9 pontos
  2. Boca Juniors - 4 pontos
  3. Sportivo Trinidense - 3 pontos
  4. Nacional Potosí - 1 ponto

Grupo E

  1. Athletico-PR - 9 pontos
  2. Sportivo Ameliano - 4 pontos
  3. Danubio - 4 pontos
  4. Rayo Zuliano - 0

Grupo F

  1. Argentinos Juniors - 6 pontos
  2. Racing-URU - 5 pontos
  3. Corinthians - 4 pontos
  4. Nacional-PAR - 1 ponto

Grupo G

  1. Lanús - 7 pontos
  2. Cuiabá - 5 pontos
  3. Deportivo Garcilaso - 4 pontos
  4. Metropolitanos - 0

Publicidade

Grupo H

  1. Racing - 9 pontos
  2. Red Bull Bragantino - 6 pontos
  3. Coquimbo Unido - 3 pontos
  4. Sportivo Luqueño - 0

Por causa da tragédia no Rio Grande do Sul, a Conmebol adiou as partidas de Grêmio e Internacional pelos torneios continentais nesta rodada. O grupo comandado por Renato Gaúcho enfrentaria o Huachipato fora de casa, e a equipe treinada por Eduardo Coudet iria à Bolívia jogar contra o Real Tomayapo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.