Publicidade

Neymar iguala marca de gols oficiais de Pelé pela seleção brasileira

Com o tento marcado na prorrogação, atacante chega a 77, mesmo número do Rei do Futebol segundo a Fifa

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apesar da eliminação nos pênaltis para a Croácia, o gol de Neymar na prorrogação tem um simbolismo histórico. Aos 30 anos, o atacante do Paris Saint-Germain iguala a marca de Pelé em número de gols oficiais pela seleção brasileira, com 77.

Antes de iniciar a Copa, Neymar tinha 75 gols e almejava igualar ou até superar a marca de Pelé. Ele já havia marcado diante da Coreia do Sul, de pênalti, nas oitavas de final. Com seu gol na prorrogação, contra a Croácia, o atacante iguala a marca de Pelé, de acordo com o levantamento da Fifa, ao longo de toda a sua carreira.

Neymar iguala a marca de gols oficiais de Pelé pela seleção brasileira. Foto: Jack Guez/AFP

PUBLICIDADE

Por enquanto, Neymar e Pelé seguem empatados na artilharia da seleção brasileira apenas nas contas da Fifa. Recentemente, a entidade máxima do futebol passou a considerar apenas gols em jogos oficiais, computando somente partidas entre seleções. Com isso,18 gols marcados por Pelé em amistosos com a camisa da seleção brasileira foram ignorados.

Nas contas da Fifa, Pelé tem 77 gols em 91 jogos pelo Brasil. Nesse critério, Neymar está próximo do Rei do Futebol, já que soma 75 bolas na rede em 121 partidas com a camisa nacional. Porém, nos cálculos da CBF, que engloba jogos não oficiais também disputados por Pelé, o Rei ostenta 95 gols em 113 confrontos, incluindo amistosos.

A Fifa não conta gols de Pelé em partidas amistosas e festivas, mesmo que parte deles tenham sido marcados contra os principais clubes brasileiros e estrangeiros da época, caso, por exemplo, da Tchecoslováquia vice-campeã mundial de 1962, que perdeu para o Santos por 6 a 4 três anos depois em uma partida no Chile. Pelé deixou a sua marca três vezes naquela ocasião.

Neymar já havia igualado outras marcas importantes da seleção brasileira antes desta partida contra a Croácia. Nas oitavas, diante da Coreia do Sul, o atacante chegou à marca de gols em três Mundiais diferentes - 2014, 2018 e 2022. O número é igual ao de Ronaldo e Pelé, que também anotaram em três Copas do Mundo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.