Publicidade

Publicidade

São Paulo precisa vencer o América-MG e fazer as contas por vaga na Libertadores

Rogério Ceni poderá contar, pela primeira vez, com Luan, que não entra em campo há dois meses

Por Sergio Neto

Depois de um Brasileirão decepcionante, o São Paulo ainda tenta fechar 2021 com uma vaga nas primeiras fases do torneio que mais gosta de jogar: a Copa Libertadores. Para isso, depende de uma série de combinação de resultados, que começam por uma vitória sobre o América-MG, nesta quinta-feira, no Independência, às 21h30 (horário de Brasília), em duelo válido pela última rodada do Nacional.

O São Paulo iniciou a atual perto de ser campeão brasileiro de 2020. Porém, o time de Fernando Diniz acabou acumulando seguidos tropeços e deixou o título com o Flamengo. Hernán Crespo chegou e, com a conquista do Paulistão, surgiram também as esperanças por dias melhores. Mas, no Brasileiro, a história foi bem diferente e o clube tricolor, mais uma vez, brigou contra o rebaixamento.

Luan estará à disposição de Rogério Ceni pela primeira vez desde que o técnico assumiu o cargo. Foto: Érico Leonan/São Paulo

PUBLICIDADE

A salvação veio somente na penúltima rodada, quando venceu o Juventude por 3 a 1 e chegou aos 48 pontos. É bem verdade que muito se deve à torcida, que com a liberação do público aos estádios, lotou o Morumbi em apoio à equipe. Livre da Série B em 2022, volta a sonhar com a Libertadores. Mas é preciso uma série de combinações para que isso se torne possível.

Garantido na Copa Sul-Americana, é imprescindível para o São Paulo vencer o América-MG nesta quinta. O time paulista é o 13º com 48 pontos, enquanto o rival mineiro, último time dentro da zona para o torneio continental, ocupa a 8ª posição, com 50. O máximo que o São Paulo consegue é assumir a posição do América-MG, já que não ultrapassa o Fluminense (7º) pelos critérios de desempate.

As contas não param por aí. É necessário que o Santos não derrote o Cuiabá, que o Ceará não vença o Palmeiras e que o Internacional tropece para o Red Bull Bragantino. Além disso, o Atlético-GO precisa necessariamente cair diante do Flamengo. Em caso de empate entre os rubro-negros, o São Paulo precisaria vencer o América-MG por, pelo menos, dois gols de vantagem.

O técnico Rogério Ceni, apesar de melancólico em seu último discurso, em que deixou vago se continuará no comando da equipe em 2022, terá um retorno importante para a partida decisiva. O volante Luan está de volta após dois meses tratando problemas na coxa. A baixa fica por conta de Gabriel Sara, que machucou o joelho direito contra o Juventude. Luciano, Liziero e Arboleda estão suspensos e nem viajaram a Belo Horizonte.

Do outro lado, o América-MG prepara uma verdadeira festa para não deixar os tricolores sonharem. Estádio cheio e festas nas ruas com direito a DJ e bebida alcoólica são esperadas em Belo Horizonte para o duelo. Afinal, vale uma vaga nas primeiras fases do torneio continental, já que o São Paulo é um concorrente direto nessa disputa.

Publicidade

Assim como fora de campo, nos vestiários a empolgação também é grande. O técnico Marquinhos Santos exaltou sua equipe no duelo com o Ceará, em que conseguiu buscar um importante empate em plena Arena Castelão com mais de 50 mil torcedores. Na reapresentação, o comandante optou para que seus titulares fizessem trabalhos regenerativos para estarem em condições enfrentar os paulistas. Também foram treinadas jogadas de bola parada e finalização.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG x SÃO PAULO

AMÉRICA-MG - Matheus Cavichioli; Patric, Bauermann, Ricardo Silva e João Paulo; Alê, Juninho Valoura e Juninho; Ademir, Zárate e Felipe Azevedo. Técnico: Marquinhos Santos.

SÃO PAULO - Tiago Volpi, Igor Vinícius, Miranda (Bruno Alves), Léo e Reinaldo; Luan, Rodrigo Nestor, Igor Gomes e Marquinhos; Rigoni e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

ÁRBITRO - Caio Max Augusto Vieira (RN).

HORÁRIO - 21h30 (horário de Brasília).

Publicidade

LOCAL - Estádio Independência (MG).

NA TV - TV Globo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.