Foto do(a) blog

Basquete, basketball, baloncesto...

Atlanta Hawks pede passagem na Conferência Leste

Com uma equipe organizada, time de técnico Mike Budenholzer, discípulo de Gregg Popovich, faz excelente temporada

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

O Golden State Warriors derrotou o Houston Rockets e alcançou o 14º triunfo consecutivo. A equipe do estreante (e excelente) técnico Steve Kerr é o dono da melhor campanha da NBA até aqui, com 19 vitórias e apenas duas derrotas.

PUBLICIDADE

O desempenho da equipe não é uma surpresa. A franquia dispõe de um elenco forte, com jogadores talentosos e bastante atléticos, com fome de conquistas.

Mas este post, como sugeriu o título, não é sobre o time de Stephen Curry, Klay Thompson e cia... Do lado Leste, o Toronto Raptors surgiu como destaque, mas agora há outra equipe se aproximando do topo da conferência.

O Atlanta Hawks engatou o oitavo jogo com vitória ao derrotar o Philadelphia 76ers na noite de quarta-feira. A equipe do técnico Mike Budenholzer, discípulo de Gregg Popovich, um dos maiores treinadores da história da NBA, soma 15 triunfos com seis derrotas e pode igualar o rival canadense, que tem 16 em 22 partidas.

Publicidade

A agressiva defesa do Atlanta com Sefolosha em ação (AFP) Foto: Estadão

O segredo da equipe é o conjunto. A unidade formada por Budenholzer, em sua segunda temporada pelos Hawks, impressiona. Não há um astro de primeira linha - Joe Jonhson foi o último. Não há briga de egos - o time se livrou, em boa hora, do temperamental Josh Smith.

Tudo funciona em perfeito sincronismo. Cada jogador tem um papel para cumprir, uma importância para o bem estar do time.

Os números corroboram com os fatos.

No ataque, o quinteto titular registra média superior aos 10 pontos. O líder é o armador Jeff Teague, com 16,9 pontos por jogo. Na sequência estão Paul Millsap (16,6), Kyle Korver (13,7), Al Horford (13,3) e DeMarre Carroll (11,9).

Ou seja, não há um cestinha destacado. Teague, por exemplo, é apenas o 37º pontuador da temporada. James Harden, do Houston Rockets, lidera com 25,6, seguido de perto por Kobe Bryant, astro do Los Angeles Lakers, com 25,5, e Anthony Davis, do New Orleans Pelicans, com 25,1.

Publicidade

Na defesa, aplicação total. A equipe é bastante agressiva. Não à toa ocupa o quarto lugar no quesito recuperação de bola, com nove por jogo em média, com destaque para Millsap, com 2,3. São ainda 4,9 tocos (Horford é o líder, com 1,4), além de 31,5 rebotes defensivos por partida, novamente Millsap se destaca, com seis.

Ainda é cedo para dizer até onde o Atlanta pode chegar nesta temporada. Os playoffs são uma realidade. Agora é buscar algo maior.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.