PUBLICIDADE

Publicidade

Ferrari lança carro e resgata uso de faixa branca após 23 anos

Modelo SF16-H faz referência à temporada de 1993

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Pouco depois de a Williams revelar o seu novo carro, a Ferrari apresentou nesta sexta-feira, via internet, o modelo que irá utilizar em 2016 da Fórmula 1. E o SF16-H trouxe como principal novidade visual uma faixa branca na parte alta do monoposto, layout que a escuderia italiana não tinha desde a longínqua temporada de 1993, quando o time contava com a dupla de pilotos formada por Jean Alesi e Gerhard Berger.

Agora não mais tão vermelho como tradicionalmente é, o novo carro da Ferrari espera poder fazer a dupla formada por Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen finalmente poder brigar pelo título com a Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, que dominaram o cenário da categoria máxima do automobilismo nas últimas temporadas.

PUBLICIDADE

A adoção da faixa branca na pintura do carro não é uma grande novidade, pois a própria imprensa italiana já havia adiantado, por meio de suas fontes, que o modelo traria esse novo componente estético que chamaria a atenção. Do ponto de vista aerodinâmico, a mudança que ficou clara em relação ao seu antecessor, o modelo SF15-T, foi o nariz mais curto e pontudo.

Com esta nova cara, a Ferrari confia que poderá manter a sua evolução gradativa na F1, na qual acumulou três vitórias na temporada passada e começou a incomodar um pouco mais a Mercedes. Terceiro colocado no Mundial de Pilotos de 2015, 44 pontos atrás do vice-campeão Rosberg, Vettel ressaltou nesta sexta: "Naturalmente nossas metas estão crescendo. Nós todos queremos mais e espero que este carro nos ajude a alcançá-las".

O tetracampeão mundial de F1, entretanto, deixa claro que ainda não é possível prometer uma briga de igual para igual com a Mercedes. "Melhoramos em muitas áreas. Quando eu cheguei nesta época ano passado tinha muita gente mudando seu cargo e em novas posições. Foi um tempo complicado para ter expectativas. Seremos um time forte, como vimos ano passado, mas ainda seremos mais fortes", projetou o alemão, que na próxima semana poderá andar com o novo carro na primeira bateria de testes da pré-temporada da categoria, em Barcelona, na Espanha.

Já o diretor técnico da Ferrari, James Allison, ressaltou que em 2015 a equipe deu um "passo decente" em sua luta para alcançar a Mercedes, e que agora espera que este carro permita "um outro bom passo à frente" e torne a equipe "verdadeiramente competitiva" em relação à Mercedes. "Melhoramos em muitas áreas. Todas as nossas esperanças estão neste carro", enfatizou.

Mudanças na suspensão dianteira e nas entradas de ar, além de inovações radicais no layout da unidade de potência (que inclui o motor e os sistemas de recuperação de energia), são outros pontos que prometem tornar a Ferrari mais forte em 2016, cuja temporada começará no próximo dia 20 de março, em Melbourne, palco do GP da Austrália.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.