Atualizado em 13 de maio com a informação de que o homem que fala que os jet skis não servem para o resgate de vítimas é um bombeiro aposentado desde 2020.
O que estão compartilhando: vídeo mostra jet skis transportados por uma carreta. A postagem afirma que os Bombeiros do Rio Grande do Sul estariam escondendo os veículos na cidade de Nova Santa Sita enquanto a população pedia que os veículos fossem empregados no resgate às vítimas das áreas alagadas.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, os equipamentos não estavam guardados, e sim em deslocamento para ações no Sul do Estado e para substituir os jet skis que tiveram problemas mecânicos durante salvamentos na região metropolitana. Vídeos publicados pela corporação mostram as moto aquáticas em uso para resgates (veja mais abaixo).
Saiba mais: O vídeo mostra oito jet skis dos Bombeiros sendo transportados em uma carreta em via pública na cidade de Nova Santa Rita (RS). Moradores discutem com um bombeiro no local. Um dos populares, que faz a gravação, filma os veículos e diz: “Estão indo guardar os jet skis”. O bombeiro nega: “Não, nós estamos indo salvar”. Mais adiante na gravação, o mesmo bombeiro diz: “vocês vão me seguir e nós vamos entregar as motos nos quartéis lá pra salvar as pessoas”.
Procurada, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul esclareceu que parte das oito moto aquáticas que aparecem nas imagens já tinham sido utilizadas em resgates no Vale do Taquari e estavam sendo deslocadas para ações na metade Sul do Estado. Já a outra parte foi acionada para substituir as que tiveram problemas mecânicos durante os salvamentos na região metropolitana.
Em determinado trecho do vídeo, um homem envolvido no transporte dos jet skis diz que o equipamento “não é para esse tipo de serviço (resgate de vítimas)”. Questionada, a assessoria de imprensa dos Bombeiros disse que o homem era “apenas o motorista que estava fazendo o transporte” e que “a gerência do emprego de viaturas e demais recursos do CBMRS não era de conhecimento dele”.
Após a publicação desta checagem, um vídeo começou a circular na redes sociais com o mesmo homem, desta vez com uniforme do Corpo de Bombeiros. Ele afirma que os jet skis da corporação não podem ser usados no resgate de vítimas das enchentes, pois só poderiam operar em “águas limpas”. No vídeo, ele diz que é da reserva remunerada, e que está fora da corporação desde 2020. O Verifica entrou novamente em contato com o CBMRS, que respondeu que o homem é um bombeiro aposentado e não está envolvido em nenhuma ação do Corpo de Bombeiros. “Ele não representa o posicionamento da instituição”, disse a assessoria de imprensa da corporação.
O vídeo havia sido gravado pelo homem antes do transporte dos veículos, registrado no vídeo analisado nesta checagem. O Verifica não conseguiu contato com ele.
Leia também
Em vídeos publicados na conta do Instagram do Corpo de Bombeiros, é possível ver imagens de jet skis utilizados no salvamento de vítimas das enchentes. Veja abaixo.
Se deparou com um conteúdo que despertou dúvidas? Envie para nossa análise no WhatsApp: (11) 97683-7490.