Não, não existe ‘coleção satânica’ de McLanche Feliz

McDonald’s desmentiu boato e ferramenta de detecção de imagens geradas por inteligência artificial indica que fotos são falsas

PUBLICIDADE

Por Gabriela Meireles

O que estão compartilhando: que o McDonald’s lançou uma coleção de lanches inspirada em figuras satânicas. A postagem mostra fotos do que seria o novo McLanche Feliz em uma caixa preta escrita “Baphomet”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. As imagens dos “lanches satânicos” não foram publicadas nas redes sociais da rede de fast-food (aqui e aqui). O McDonald’s desmentiu o boato para checagens de veículos como o g1, Reuters e UOL. Uma ferramenta para detecção de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) indica que as fotos não são autênticas.

A suposta nova coleção não existe nas redes sociais brasileiras ou estadunidenses do McDonald’s. Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE

Saiba mais: As imagens parecem realistas, mas não constam em notícias ou nas redes sociais oficiais do McDonald’s. Se elas fossem verdadeiras, o assunto certamente teria repercussão na imprensa, já que o McLanche Feliz é oferecido para o público infantil.

Algumas ferramentas se propõem a identificar imagens geradas por inteligência artificial. O Verifica testou a Hive AI Detector, que apontou que as fotos dos lanches satânicos foram feitas com IA (abaixo).

Capturas de tela realizadas com a extensão Awesome Screenshot, sobre a ferramenta Hive IA Detector. Foto: Reprodução/Hive IA Detector

Há algumas distorções sutis na imagem que podem indicar o uso de inteligência artificial. Em uma das fotos da postagem, por exemplo, a caixa de sanduíche está em pé e as gravuras da frente e da lateral da caixa não são exatamente iguais. Além disso, o fundo está desfocado, o que é comum em imagens geradas artificialmente. Veja aqui dicas de como identificar conteúdo gerado por IA.

Como lidar com postagens do tipo: Atualmente, geradores de IA como o Midjourney são capazes de criar imagens realistas a partir de descrições e comandos de texto. Foi essa a ferramenta que gerou, por exemplo, a fotografia do Papa Francisco usando um casaco estiloso, que viralizou em 2023. Antes de compartilhar, fique atento se mãos, orelhas e cabelos têm imperfeições ou detalhes estranhos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.