PUBLICIDADE

Cúpula do departamento de Estado deixa o cargo nos EUA

Ainda não está claro por que funcionários de carreira saíram da chancelaria

Atualização:

WASHINGTON- A cúpula administrativa do Departamento de Estado deixou o cargo na quarta-feira, 25, informou o Washington Post. Ainda não está claro o motivo da saída de ocupantes de postos-chave da chancelaria. 

O principal diplomata de carreira no departamento, Patrick Kennedy, decidiu abruptamente e entregar o cargo. Juntaram-se a ele a secretária-assistente de Administração, Joyce Anne Barr e a de Assuntos Consulares, Michele Bond, além do diretor de missões estrangeiras Gentry O. Smith. Outros dois diplomatas de carreira da cúpula do departamento abandonaram os cargos no dia da posse de Trump.

Moradora da capital mexicana observa o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar na quarta-feira, 25, o início da construção de um muro na fronteira dos dois países Foto: EFE/Mario Guzmán

PUBLICIDADE

"É a maior saída simultânea que eu me recordo e será difícil substituir essas pessoas", disse o ex-chefe de gabinete de John Kerry David Wade. "A experiência em segurança, administração e o dia a dia burocrático será difícil de substituir."

Em sedes regionais do Departamento de Estado, diversos funcionários fizeram o mesmo, mas o impacto não é tão significativo para o funcionamento do órgão quanto as saídas da cúpula. "É difícil substituir essas pessoas", disse Wade. / WASHINGTON POST

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.