PUBLICIDADE

Irma já causa tornado e vento de 108 km/h na Flórida

Furacão é elevado à categoria 4 pouco antes de chegar à Flórida; pelo menos 170 mil americanos já estão sem energia elétrica

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O poderoso furacão Irma saiu de Cuba e está se avançando em direção ao sul da Florida, enquanto seu centro se aproxima de Cayos, extremo sul do Estado. As estimativas do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevêm que o Irma atinja a Flórida na manhã deste domingo, 10. Pelo menos 170 mil americanos já estão sem energia elétrica - 9 milhões podem ficar sem luz.

Nuvens negras se concetram sobre a cidade de Miami na aproximação do furacão Irma na noite deste sábado, 9, após a evacuação da cidade. Foto: Carlos Barria/REUTERS

PUBLICIDADE

O NHC identificou queda na velocidade dos ventos do Irma, mas informou que deve aumentar novamente sua intensidade porque passará por água tropicais - miais quentes, ao atravessar o oceano entre Cuba e Flórida. Atualmente, o furacão está na categoria 3, mas a previsão é de que atinja os Estados Unidos na categoria 4.

Um tornado já foi visualizado no bairro Oakland Park, em Fort Lauderdale, mas sem danos identificados até o momento. Avisos de tornados foram emitidos em Fort Lauderdale, Coral Springs, Pompano Beach, Sunrise, Palm Beach e Hendry.

"Irma está se movento lentamente na direção noroeste, já saindo da costa cubana a quase 9km/h, informou o boletim do NHC. No final da noite de sábado, 9, os ventos sopravam a 195 km/h. O centro do furacão estava a 145 quilômetros ao sudeste da ilha Key West, a 267 km de Miami. 

Ventos da tempestade em Cuba chegaram a 257 quilômetros por hora, o que causou a queda de postes de energia em Caibarán, no sábado Foto: Alejandro Ernesto/EFE

A previsão é que o Irma "cruze os Cayos na Florida no domingo pela manhã e, depois, se mova para o oeste do Estado entre a tarde de domingo e a manhã de segunda-feira", afirmou o NHC. Em seguida, o furacão deve se mover para o noroeste da Florida e o sudoeste do Estado de Georgia. 

O Irma pode se fortalecer enquanto avança pela Flórida, e deve se manter forte ao se aproximar de Cayos e da costa oeste da Florida. 

No sábado, o furacão Irma atingiu Cuba na categoria 5 e ali perdeu força e foi rebaixada para intensidade 3, derrubando postes, árvores e danificando edifícios, mas sem mortos. Antes, passou pelo Caribe e deixou pelo menos 22 mortos nas ilhas de Saint Martin, Saint Barts, Saint Thomas, Barbuda e Anguilla. Em Saint Martin, 70% das casas foram destruídas. 

Publicidade

Veja as fotos da passagem do Irma pelo Caribe.