Um grande incêndio atingiu neste domingo, 2, um canteiro de obras perto do Dubai Mall, o maior shopping center de Dubai. O local fica perto da torre de 63 andares, na Downtown Dubai, que foi fortemente danificada em um incêndio no ano novo de 2015. O fogo parece ter atingido aos andares inferiores da estrutura e uma fumaça cinza e espessa cobriu a cidade.
Chamas saíam do prédio conforme os bombeiros jogavam água dentro dele. A cada minuto, pequenas explosões eram ouvidas de dentro da estrutura, possivelmente pela explosão de propano ou tanques de soldagem usados pelos trabalhadores. Ambulâncias ficaram próximas, mas não havia sinal de que algum trabalhador estivesse sendo atendido.
O gabinete de mídia do governo de Dubai disse que o incêndio irrompeu nas torres do complexo Fountain Views, e que os bombeiros estavam controlando as chamas. “As operações estão em andamento e as unidades de ambulância estão no local", afirmou o escritório de mídia em sua conta no Twitter. Segundo o gabinete, não havia relato de feridos.
O alto prédio do complexo Fountain Views está sendo construído pela grande desenvolvedora imobiliária Emaar Properties, baseada em Dubai, que levantou o shopping e o hotel atingido em 2015. A empresa se recusou a comentar de imediato.
Um grande número de bombeiros estava no local, e a polícia isolou as estradas próximas. “Era plumas e plumas de fumaça preta. Parece que foi muito baixo", disse a testemunha Anthea Ayache. Ela disse que os bombeiros foram rápidos e que muitos trabalhadores da construção estavam por perto, vendo o fogo a uma distância segura.
Niall McLoughlin, porta-voz da desenvolvedora Dubai DAMAC, disse que o incêndio aconteceu ao lado do hotel de luxo DAMAC Maison.
Nos últimos anos, incêndios dramáticos atingiram arranha-céus em Dubai e em outras cidades de rápido crescimento nos Emirados Árabes Unidos. Especialistas em construção e segurança citam um tipo popular de revestimentos que cobrem os edifícios e podem ser altamente inflamáveis. /Associated Press
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.