‘O Golpista do Tinder’: homem retratado em documentário é preso na Geórgia

Simon Leviev ficou conhecido após ser retratado no documentário ‘O Golpista do Tinder’, lançado em 2022 pela Netflix

PUBLICIDADE

Foto do autor Redação
Por Redação
Atualização:
Confira o resumo que a LE.IA, a IA do Estadão, fez pra você

Gerando resumo

O israelense Simon Leviev, que ficou conhecido após ser retratado no documentário “O Golpista do Tinder”, lançado em 2022 pela Netflix, foi preso na Geórgia. As informações são da BBC. Ele foi detido a pedido da Interpol após chegar ao aeroporto de Batumi, no sudoeste do país.

Leviev, de 34 anos, ganhou notoriedade depois que o documentário investigativo com o título original de “The Tinder Swindler” revelou uma série de fraudes românticas e crimes financeiros, envolvendo cerca de US$ 10 milhões (cerca de R$ 53 milhões). Leviev disse anteriormente à BBC que nega veementemente as acusações feitas contra ele no documentário.

'Golpista do Tinder' foi preso na Geórgia  Foto: Netflix/Divulgação

PUBLICIDADE

Ele suspostamente teria se passado por um herdeiro de um magnata dos diamantes no aplicativo Tinder, enganando mulheres para obter grandes somas de dinheiro. Leviev nega as acusações.

As autoridades não forneceram imediatamente detalhes sobre o motivo da prisão de Leviev, cujo nome verdadeiro é Shimon Yehuda Hayut. Segundo a BBC, em 2019, ele foi condenado por quatro acusações de fraude em um caso separado e sentenciado a 15 meses de prisão, mas foi libertado após cumprir apenas cinco meses.

“O Golpista do Tinder” se tornou o documentário mais assistido da Netflix em 90 países quando foi lançado em fevereiro de 2022. O longa mostra mulheres contando que eram cortejadas por Leviev com presentes, viagens glamourosas em jatos particulares e férias luxuosas. Depois, ele fingia estar sendo perseguido por “inimigos” e pedia quantias significativas de dinheiro emprestadas, antes de romper todo o contato.