PUBLICIDADE

Pete Buttigieg lidera prévias de Iowa

Partido Democrata divulgou resultado parcial nesta terça-feira, 4

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

DES MOINES - O ex-prefeito de South Bend Pete Buttigieg lidera as prévias democratas no Estado de Iowa, anunciou o Partido Democrata na noite desta terça-feira, 4. Com 62% das urnas apuradas, o candidato tem 26,9% contra 25,1% de Bernie Sanders.

O pré-candidato democrata Pete Buttigieg Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP

PUBLICIDADE

A votação aconteceu na segunda-feira, 3. As prévias de Iowa têm importância singular nas eleições americanas, uma vez que o Estado é o primeiro a votar e pode dar um impulso decisivo para o candidato vencedor. Uma derrota clara, por outro lado, pode acabar com qualquer ambição futura. 

Elizabeth Warren aparece em terceiro lugar, com 18,3%, e Joe Biden, um dos grandes favoritos, ficou com o quarto lugar, com 15,6%. Os primeiros resultados foram divulgados quase 21 horas após o início do processo. 

Sanders estava à frente na votação popular, que não é usada para determinar os delegados que votarão na Convenção Nacional Democrata em julho.

A largada democrata na campanha presidencial foi marcada por incerteza, em meio ao atraso na contabilização dos resultados. A razão dos problemas na apuração estava pouco clara até o início desta madrugada e a direção estadual do partido falou em "inconsistências" na forma de cada zona eleitoral reportar números. Já passava da meia noite quando o partido afirmou que o vencedor seria anunciado nesta terça-feira. Autoridades culparam inconsistências relacionadas a um novo aplicativo usado para a contagem de votos pelo atraso incomum.

A confusão enfureceu os democratas, que temiam que o incidente reforçasse a candidatura de Trump à reeleição. As campanhas de alguns candidatos questionaram se os resultados seriam legítimos. 

Oito candidatos que disputam as primárias democratas (esq-dir, topo-base): Tom Steyer, Elizabeth Warren, Bernie Sanders, Joe Biden, Pete Buttigieg, Michael Bloomberg, Andrew Yang e Amy Klobuchar Foto: Reuters

"Como líder do partido, peço desculpas profundamente por isso", disse Troy Price, presidente do Partido no Estado de Iowa. "Trabalhamos dia e noite para garantir que esses resultados sejam precisos".

Publicidade

Os republicanos perguntaram como os democratas poderiam administrar o país se não eram capazes de realizar um caucus. Trump zombou dos adversários no Twitter, chamando o atraso de um "desastre sem mitigação". 

Antes dos resultados serem divulgados, os assessores de campanha de Biden citaram falhas brutais no caucus. "O que estamos dizendo é que existem algumas inconsistências, que o processo, a integridade estão em jogo. E o Partido Democrata de Iowa precisa verificar esses dados. Verifique novamente, verifique pela terceira vez e verifique pela quarta vez, porque é importante acertar ", disse o conselheiro sênior da campanha de Biden, Symone Sanders.

Iowa é o pontapé inicial de uma sucessão de primárias que ainda têm um resultado incerto. Enquanto pesam dúvidas sobre os favoritos, o moderado Joe Biden e o progressista Bernie Sanders, ambos septuagenários, o presidente Donald Trump já está mergulhado em uma intensa campanha para ganhar um segundo mandato de quatro anos em novembro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.