Foto do(a) blog

O blog da Internacional do Estadão

Outros ataques a políticos britânicos

Atentados, em sua maioria, estão ligados ao conflito com o Exército Republicano Irlandês (IRA)

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

1979 - Airey Neave Na época de confrontos mais violentos com a Irlanda do Norte, o deputados foi morto com uma bomba em seu carro, quando saía do Parlamento. O atentado foi reivindicado pelo Exército de Libertação Nacional da Irlanda.

PUBLICIDADE

1981 - Robert Bradford Deputado pelo Partido Unionista do Ulster (UUP), o reverendo foi morto a tiros por um membro do Exército Republicano Irlandês (IRA) em um centro comunitário no sul de Belfast.

1983 - Edgar Graham Também deputado do UPP, Graham foi assassinado enquanto conversava com um colega no câmpus da Queen's University em Belfast, por um atirador do IRA.

1984 - Sir Anthony Berry O deputado e mais quatro pessoas morreram em um atentado ao hotel que sediava a conferência do Partido Conservador. O alvo do IRA era a então primeira-ministra, Margaret Thatcher, mas ela conseguiu escapar.

1990 - Ian Gow O deputado conservador morreu na porta de sua casa em Sussex, quando um membro do IRA colocou uma bomba em seu carro.

Publicidade

O britânico Stephen Timms. Foto: Paulo Liebert/AE

2010 - Stephen Timms Uma jovem, simpatizante da Al-Qaeda, esfaqueou duas vezes o deputado do Partido Trabalhista em Londres, mas ele sobreviveu. Roshanara Choudhry foi capturada e condenada à prisão perpétua. Ela atacou Timms por ter apoiado a guerra no Iraque.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.