Fundador do Instagram, Kevin Systrom foi cotado para liderar TikTok, diz jornal

Em meio a negociações com o governo americano para evitar o banimento do app no país, o TikTok avalia nomes para preencher o cargo de presidente executivo da empresa

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Kevin Systrom deixou o Facebook em 2018 Foto: Lucas Jackson/Reuters

O TikTok está procurando nomes para substituir Kevin Mayer, que deixou seu cargo de presidente executivo do aplicativo no mês passado, e Kevin Systrom, fundador do Instagram, foi considerado uma opção. De acordo com uma reportagem do jornal The New York Times publicada nesta quinta-feira, 17, a empresa teve conversas iniciais sobre o cargo com Systrom. As negociações, porém, ainda são preliminares e nenhuma decisão final foi tomada, disse o jornal, citando fontes familiarizadas com o assunto. 

PUBLICIDADE

Kevin Mayer deixou o TikTok citando o atual cenário político em que a empresa está envolvida. A ByteDance, companhia chinesa dona do aplicativo, está tentando chegar em um acordo com o governo americano para impedir a decisão do presidente Donald Trump de banir as operações do TikTok nos EUA — o presidente alega que o app de vídeos ameaça a segurança nacional dos Estados Unidos. A proposta da companhia é uma parceria com a gigante de softwares Oracle. 

Kevin Systrom foi presidente executivo do Instagram e deixou o Facebook em 2018. Ele não respondeu a pedidos de entrevista sobre o assunto. 

De acordo com os termos do acordo para manter a TikTok nos Estados Unidos, a empresa será obrigada a ter um presidente executivo americano para mostrar sua separação da companhia chinesa ByteDance. A gerente geral da TikTok nos Estados Unidos, Vanessa Pappas, está como presidente executiva interina desde a renúncia de Mayer.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.