PUBLICIDADE

OpenAI pode lançar buscador próprio para competir com Google

Produto pode ser alimentado pelo Bing da Microsoft segundo informações do The Information

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Labate
Por Alice Labate
Atualização:

A OpenAI estaria direcionando seus esforços para competir com a ferramenta de buscas do Google, preparando o lançamento de seu próprio buscador, de acordo com o The Information. Não há informações sobre datas para o lançamento.

OpenAI pode estar desenvolvendo seu próprio buscador para competir com Google Foto: Dado Ruvic/Reuters

PUBLICIDADE

Segundo a reportagem, uma pessoa familiarizada com o assunto disse que o novo buscador pode ser parcialmente alimentado pelo Bing, da Microsoft, visto que a empresa é a principal parceira da OpenAI, tendo investido bilhões na startup desde o lançamento do chatbot de inteligência artificial (IA) ChatGPT.

Ainda não está claro sobre o funcionamento do serviço ou se o buscador será integrado ao seu chatbot. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o assunto.

Se os planos da OpenAI se concretizarem, isso vai colocar a empresa em uma posição de competição mais acirrada com o Google, que, recentemente, anunciou o Gemini como substituto do Bard, concorrente do Bing com ChatGPT, que promete estar mais preparado para o futuro dos buscadores com IA.

Após a popularidade do ChatGPT decolar, a Microsoft rapidamente incorporou a tecnologia da OpenAI ao Bing, oferecendo aos seus usuários sua própria experiência com IA acoplada ao buscador. O Google, por sua vez, anunciou nos meses seguintes o Bard, agora Gemini.

*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.