PUBLICIDADE

Tesla terá carros com características de direção totalmente autônoma em agosto, diz Musk

Presidente da empresa anunciou, via Twitter, que atualização do software da função autônoma dos carros permitirá direção totalmente sem motorista

Por Agências
Atualização:
A Tesla Motors é uma das empresasdo bilionário Elon Musk Foto: Lucy Nicholson/Reuters

O presidente da Tesla, Elon Musk, anunciou que uma nova atualização do software, prevista para estar disponível em agosto, permitirá que os veículos semiautomáticos da companhia tenham características de carros autônomos. A novidade fez com que as ações da companhia subissem 5% durante esta segunda-feira, 11.

PUBLICIDADE

Em sua página no Twitter, Musk disse que “com o V9, a Tesla começará a ativar os recursos completos de direção autônoma” e que, até o momento, os recursos do piloto automático da companhia têm se concentrado na segurança da viagem.

A fabricante de carros elétricos tem oferecido gradualmente recursos de atualização de software para o seu modo de direção autônoma. A empresa evitou dizer quando todas as funcionalidades estarão disponíveis e garantiu que isso depende da aprovação de órgãos regulatórios.

Momento. A Tesla tem enfrentado pressão desde a última semana, quando um grupo de defesa do consumidor pediu que a fabricante revesse as falhas no sistema de piloto automático que funciona hoje em seus veículos. O pedido se deu depois que da divulgação de um relatório preliminar do governo americano sobre o acidente fatal envolvendo um motorista do modelo X, no fim de março deste ano.

Outras fabricantes têm anunciado atualizações no seu modelo de direção autônoma. A General Motors divulgou na semana passada que seu recurso de assistência ao motorista, o Super Cruise, permitirá que os motoristas tirem as mãos do volante por períodos prolongados, mas que parará o veículo automaticamente se os motoristas não estiverem atentos.

A GM disse que vai expandir o lançamento do Super Cruise para todos os seus modelos Cadillac a partir de 2020.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.