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Google estreia serviço de criação de domínios de internet

A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar sua presença entre pequenos negócios

Por Camilo Rocha
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SÃO PAULO – De olho nas micro e pequenas empresas, o Google estreou em fase experimental nos Estados Unidos um serviço de administração de nomes de sites de internet. Chamado Google Domains, a iniciativa quer alcançar os “55% de pequenos negócios que ainda não tem website próprio”, segundo comunicado da empresa.

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O serviço permite pesquisa e compra de um nome de domínio (que geralmente é o nome da empresa mais um sufixo do tipo .com ou .music, conhecidos simplesmente como “domínios”). Depois, o cliente terá a opção de construir a página de sua empresa através de serviços parceiros como Weebly e Shopify. O Google não informou preços para os serviços, por enquantodisponíveis apenas para testadores convidados.

A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de ampliar sua presença entre pequenos negócios. Em outubro, o Google apresentou o Maps Engine Pro, ferramenta para ajudar estabelecimentos a criar e editar mapas com sua localização.

Fartura. De acordo com a empresa, negócios poderão “procurar, encontrar, comprar e transferir” nomes de domínios, se aproveitando da nova fartura de possibilidades cirada pelo órgão que administra os registros, a Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inglês).

Em outubro do ano passado, a entidade anunciou a maior expansão de domínios já realizada, autorizando 1,7 mil novas terminações. Aos poucos mais de 20 sufixos existentes, como “.com”, “.org” e “.br”, se juntaram endereços como “.bank”, “.baby”, “.wed” e “.gay”.

Onze propostas brasileiras foram aprovadas à época. Quatro são de domínios que estarão disponíveis comercialmente: “.bom” e “.final”, solicitados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); “.rio”, da cidade do Rio de Janeiro; e “.Ltda”, de um serviço de hospedagem na internet.

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