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Startup B4Waste levanta R$ 2 milhões para combater desperdício de alimentos nos mercados

Empresa oferece plataforma para que consumidores comprem vegetais próximos do prazo da validade para consumo imediato

Foto do author Guilherme Guerra
Por Guilherme Guerra
Atualização:

Visando a combater o desperdício de alimentos nos mercados, a startup B4Waste reforça o time das foodtechs (empresas tecnológicas de alimentação) que levantaram rodadas de investimento em 2022, como Diferente, Raízs e Olga Ri.

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Nesta sexta-feira, 26, a B4Waste anuncia que recebeu um cheque de R$ 2 milhões para escalar a plataforma de alimentos próximos do vencimento, por onde consumidores encontram vegetais, laticínios e outros itens ainda bons para consumo – e com preços menores em, no mínimo, 50%.

O aporte foi liderado pelo fundo Glocal, gestora argentina dedicada a acelerar empresas da agricultura e alimentação na América Latina. A rodada também contou com o investimento de Pierre Berenstein (presidente Bloomin’ Brands Brasil), Alexandre Rappaport (CEO da CashMe), Rodrigo Rodrigues (chefe de agronegócios na Falconi) e do family-office Ene2 Participações.

A expansão da B4Waste deve começar pela cidade paulista de Ribeirão Preto ainda neste ano e, até o fim de 2023, cobrir todo o território nacional. Atualmente, a companhia, cuja operação começou em março de 2021, está nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

“Buscamos um crescimento focado em grandes capitais, porque permitem um ritmo de crescimento mais rápido. E nossos planos incluem expandir para outros segmentos, como cosméticos, farmacêuticos e para pets”, conta Luciano Kleiman, cofundador da B4Waste junto de Daniel Neuman e Hyung Kim.

Existe uma contribuição da B4Waste para o Planeta, para quem vende e para quem compra

Luciano Kleiman, fundador e presidente executivo da B4Waste

Ainda, o cheque de R$ 2 milhões deve financiar a verba de marketing e contratações na área de tecnologia – hoje, são 20 funcionários, com expectativa de subir esse número para 35 até o fim deste ano. O objetivo da B4Waste é quintuplicar o negócio no ano que vem.

Atualmente, existem mais de 35 mil clientes cadastrados na plataforma da B4Waste, com mais de 100 lojas parceiras, como supermercados Dia, Natural da Terra e Hortifruti.

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O aplicativo está disponível nas lojas próprias para celulares Android e iPhone.

Luta contra o desperdício

Para o Kleiman, a B4Waste faz sua parte ao frear as emissões de carbono do Planeta por tornar a cadeia produtiva mais eficiente. Além disso, o modelo da startup permite tornar uma despesa fixa dos estabelecimentos (o lixo gerado com excessos no estoque) em receita, reduzindo custos.

Combater o desperdício de alimentos nos mercados é o objetivo da B4Waste; startup recebeu R$ 2 milhões para escalar a plataforma de alimentos próximos do vencimento Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Por fim, o CEO acredita que o modelo contribui para diminuir a fome e a insegurança alimentar ao colocar no mercado alimentos mais baratos. “Existe uma contribuição para o Planeta, para quem vende ao reduzir fluxo e caixa e também para quem compra, que tem acesso a produtos com preços únicos”, diz Kleiman.

Os objetivos são similares ao que fazem as startups Food to Save e Refood, que atuam em estabelecimentos como padarias e confeitarias – após a compra por um aplicativo, o consumidor recebe em casa pães e doces perto da data de vencimento. No mercado internacional, esse modelo de desperdício nasceu com a dinamarquesa Too Good to Go.

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