PlayStation Vita pode ser o último de sua espécie
O Vita, lançado nos EUA na semana passada, terá a difícil tarefa de atrair atenção de jogadores que já jogam em smartphones e levam tablets em suas mochilas. No Brasil há um obstáculo extra: o preço, salgados R$ 1.600.
Analistas estão céticos. “É quase como se a Sony desenvolvesse o produto para um mundo em que smartphones e tablets não existissem”, disse Michael Gartenberg, diretor do Gartner Research. “Custa mais do que um celular e o mesmo que a maioria dos consoles de jogos.”
Pessoas que passam horas todos os dias jogando podem não ser tão entusiastas de um aparelho portátil como eram antes. Muitos passaram a jogos baratos ou grátis em dispositivos móveis que já possuem.
Tem sim. A Sony acredita que existe um grande mercado de consumidores para o Vita, afirmou Jack Tretton, presidente executivo do PlayStation. “O público-alvo é o proprietário de um PS3, e existem 60 milhões deles por aí”, disse Tretton.
Tretton cita uma pesquisa da IDC de janeiro que prevê retomada de vendas de aparelhos dedicados de jogos da Sony e da Nintendo. Até agora, a Sony vendeu 500 mil unidades do Vita no Japão, onde o console foi lançado em dezembro. Tretton afirmou que “estaria muito grato” de vender 500 mil unidades nos Estados Unidos ao longo das próximas três semanas.
—-Leia mais: • Link no papel – 27/2/2012