BC reduz previsão de crescimento neste ano e de inflação em 2010

O Banco Central reduziu sua previsão para a economia e aumentou ligeiramente o cenário para a inflação neste ano, mas cortou levemente a estimativa para os preços em 2010, apontou o Relatório Trimestral de Inflação do segundo trimestre divulgado nesta sexta-feira.

REUTERS

26 Junho 2009 | 09h14

A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano caiu de expansão 1,2 por cento no relatório do primeiro trimestre para avanço de 0,8 por cento.

A estimativa para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano aumentou de 4 para 4,1 por cento. Para a inflação do ano que vem, a projeção caiu de 4 para 3,9 por cento.

O BC piorou seu prognóstico para a indústria neste ano, de alta de 0,1 por cento no relatório anterior para retração de 2,2 por cento.

Para a agropecuária, a estimativa passou de contração de 0,1 por cento para recuo de 0,8 por cento em 2009. Já o cenário para o setor de serviços neste ano melhorou, passando de alta de 1,7 por cento no relatório anterior para avanço de 2,1 por cento.

(Reportagem de Vanessa Stelzer)

Mais conteúdo sobre:
BACENRELATORIO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.