Erro de digitação em GPS faz turistas errarem caminho em 650 km

Casal queria visitar a ilha de Capri, na Itália, mas chegou na cidade de Carpi, no norte do país.

BBC Brasil, BBC

28 Julho 2009 | 20h03

Um erro de digitação no aparelho de localização por satélite GPS fez com que um casal de turistas suecos que pretendia dirigir até a ilha de Capri, que fica no golfo de Nápoles, na Itália, acabasse chegando na pequena cidade industrial de Carpi, que fica no norte do país.

De acordo com o jornal italiano La Repubblica, o casal de turistas – ambos com cerca de 50 anos de idade – saiu da cidade de Veneza e confiou que o aparelho de GPS os guiaria pelo caminho mais curto até a ilha.

No momento em que foram digitar o nome de seu destino no aparelho, no entanto, acabaram trocando a posição das letras "r" e "p", o que fez com que o GPS indicasse o caminho da cidade no norte do país, que fica a cerca de 650 km de distância de Capri.

Aparentemente ignorando o fato de Capri ser uma ilha, os dois estavam convencidos que haviam chegado ao local, e procuraram um escritório turístico para se informarem sobre como chegar à Gruta Azul, um famoso ponto turístico da ilha.

Segundo o La Repubblica, no primeiro momento, o operador do escritório turístico pensou que eles estivessem procurando uma pizzaria ou restaurante com este nome, até perceber o engano.

Após ser informado sobre o erro, o casal entrou no carro novamente e seguiu em direção até a ilha. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
europa turismo sueco capri carpi gps erro

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.