Iochpe-Maxion compra grupo mexicano Galaz por US$195 mi

A Iochpe-Maxion anunciou nesta quarta-feira que suas subsidiárias mexicanas Iochpe Sistemas Automotivos e Maxion Fumagalli firmaram acordo para adquirir o grupo mexicano Galaz por cerca de 195 milhões de dólares.

REUTERS

19 de outubro de 2011 | 11h24

Trata-se da segunda compra no exterior em outubro pela fabricante brasileira de rodas e chassis, vagões de carga e fundidos ferroviários. No dia 5, a Iochpe-Maxion anunciou a aquisição da norte-americana Hayes Lemmerz International por 725 milhões de dólares por meio da subsidiária Iochpe Holdings LCC.

No dia seguinte ao anúncio da aquisição da Hayes, as ações ordinárias da Iochpe-Maxion dispararam 14,7 por cento, terminando aquela sessão a 19,50 reais.

Pouco depois da abertura do pregão da Bovespa nesta quarta, os papéis da Iochpe subiam 1,40 por cento, a 21,80 reais.

O grupo Galaz, fabricante de longarinas de aço para veículos comerciais, possui uma unidade industrial em Monclova, no norte do México, e abastece algumas das principais montadoras de veículos comerciais localizadas nos EUA.

A empresa mexicana registrou vendas líquidas de 133,7 milhões de dólares de janeiro a agosto de 2011 e Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) de 24,9 milhões de dólares, ainda conforme o documento.

A aquisição será submetida a aprovação de órgãos reguladores dos países envolvidos e dos acionistas da Iochpe-Maxion em assembleia a ser convocada.

(Por Patrícia Büll)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.