Marginal do Tietê tem trechos sem mureta de proteção

PUBLICIDADE

Por AE
Atualização:

Se a nova iluminação da Marginal do Tietê em São Paulo já chama a atenção dos motoristas por melhorar a visibilidade em trechos da via, para os especialistas em segurança viária ela salta aos olhos pelo perigo. Diversos postes instalados nas últimas semanas, bem como as novas placas de sinalização, não estão protegidos por muretas de concreto ou guardrails, como manda uma resolução da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Isso aumenta o risco de acidentes, uma vez que os postes ficam expostos e a poucos metros da passagem dos carros. "Pode ser mortal", afirma o engenheiro Sergio Ejzenberg, mestre em Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). "Até mesmo as novas árvores precisam de proteção, que pode ser mureta de concreto ou defesa metálica.""Os erros vão acontecer, os motoristas vão sair da pista, seja por causa de aquaplanagem, por uma fechada de outro veículo ou até por um cachorro na via", alerta Ejzenberg. "E o carro que sai da pista não pode encontrar um obstáculo sem proteção, porque ali na Marginal, a 70 ou 90 quilômetros por hora, vai ser fatal."O jornal O Estado de São Paulo procurou desde a tarde de terça-feira a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), responsável pela obra de ampliação da Marginal, para saber se há previsão de instalação dos equipamentos, mas a companhia não respondeu. Para Ejzenberg, a ausência de barreiras pode até parar na Justiça. "As vítimas podem acionar os responsáveis pela falta de proteção." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.