Negócios Summary

O Banco Central avaliou que o cenário prospectivo de inflação piorou desde sua última reunião de política monetária, no ano passado, e ressaltou que ainda vê riscos decorrentes do descompasso entre oferta e demanda. Segundo a ata do encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, quando a Selic foi elevada em 0,50 ponto percentual para 11,25 por cento, o Copom afirma que atualmente as pressões inflacionárias são contidas com mais eficiência por meio de ações de política monetária.

BC RESSALTA, REUTERS

27 de janeiro de 2011 | 10h15

Desemprego no Brasil é o menor desde 2002

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O desemprego brasileiro caiu para 5,3 por cento em dezembro, ante 5,7 por cento em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Foi o menor patamar da série histórica iniciada em março de 2002. Economistas consultados pela Reuters projetavam uma taxa de 5,1 por cento.

Indústria fecha 2010 com arrefecimento, mostra CNI

BRASÍLIA (Reuters) - A indústria brasileira terminou 2010 com uma performance mais moderada à que vinha sendo observada anteriormente, segundo sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quinta-feira. O indicador que mede a evolução da produção ficou em 44,7 pontos em dezembro, mostrando recuo em relação aos 52,7 pontos de novembro.

Inflação de alimentos ameaça recuperação econômica-Banco Mundial

DAVOS, Suíça (Reuters) - Altos preços de alimentos impõem uma grande ameaça à estabilidade econômica e social, mas os responsáveis por programas políticos não devem regular excessivamente os mercados de commodities, disse uma autoridade do Banco Mundial nesta quinta-feira. Ngozi Okonjo-Iweala, diretora geral do banco com sede em Washington, disse que o crescente aumento dos preços de alimentos estão pressionando os mais pobres e contribuindo para instabilidade social.

DAVOS-Sarkozy diz que apostar contra o euro trará prejuízos

DAVOS, Suíça (Reuters) - Investidores que apostam contra o euro terão prejuízos, porque França e Alemanha estão determinadas a defender a moeda, disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, nesta quinta-feira. Sarkozy, que preside o G20 e o G8, disse ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, que Paris e Berlim tomarão novas medidas para a integração econômica europeia nas próximas semanas.

Agroconsult vê safra recorde de soja no Brasil em 10/11

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil em 2010/11 deverá atingir um recorde de 70,3 milhões de toneladas, ante previsão do mês anterior de 68,4 milhões de toneladas, informou nesta quinta-feira a Agroconsult. O crescimento da produção da soja se deve ao aumento de área para um recorde de cerca de 24 milhões de hectares de área cultivada com a oleaginosa, contra 23,5 milhões de hectares do ciclo anterior. Além disso, a Agroconsult espera produtividade recorde.

Confiança do consumidor fica estável, expectativas melhoram

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do consumidor brasileiro ficou praticamente estável neste começo de ano, refletindo uma piora na avaliação da situação atual mas uma melhora do otimismo sobre o futuro. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada nesta quinta-feira mostrou que o índice caiu de 121,7 pontos em dezembro para 121,6 pontos em janeiro.

Confiança econômica cai na zona do euro em janeiro

BRUXELAS (Reuters) - A confiança econômica na zona do euro diminuiu em janeiro, pressionada pelos setores de serviços e de varejo, enquanto as expectativas de inflação dispararam entre empresas e consumidores. A pesquisa mensal da Comissão Europeia mostrou que a confiança econômica nos 17 países que usam o euro caiu de 106,6 para 106,5, abaixo das previsões de 107,0.

Vale diz ter chegado a acordo para encerrar greve em Voisey

VANCOUVER (Reuters) - A Vale e os trabalhadores sindicalizados da mina localizada na baía de Voisey, no Canadá, chegaram a um acordo preliminar para encerrar uma greve com duração de 17 meses, informou a mineradora na noite de quarta-feira. A companhia não divulgou detalhes do acordo, mas afirmou que o contrato foi aprovado de forma unânime pelo comitê de negociação do sindicato Untied Steelworkers e que a assinatura por parte dos trabalhadores deve ocorrer "nos próximos dias".

Ônibus e educação aceleram alta e inflação em SP sobe

SÃO PAULO (Reuters) - A inflação ao consumidor em São Paulo manteve a trajetória de alta na segunda metade do mês, refletindo os aumentos nos preços de escolas e o reajuste da tarifa de ônibus. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 1,03 por cento na terceira quadrissemana de janeiro, ante 0,86 por cento na segunda, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta quinta-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
SUMMARY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.